Gestão Estratégica de Pessoas
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Browsing Gestão Estratégica de Pessoas by Subject "Gestão de pessoas"
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- ItemOpen AccessAvaliação do clima organizacional na prefeitura de Arroio do Meio(2018-01) Alba, Dinara; Schneider, Evania; http://lattes.cnpq.br/0403196623453453Avalia o nível de satisfação com o clima organizacional dos funcionários efetivos da Prefeitura de Arroio do Meio. Apresenta revisão de literatura acerca de gestão estratégica de pessoas, cultura e clima organizacional, motivação e qualidade de vida no trabalho. Emprega abordagem quantitativa e, como instrumento de coleta de dados, utiliza um questionário com 37 questões, aplicado aos funcionários efetivos das secretarias da Administração, da Fazenda e Planejamento e da Indústria e Comércio. Identifica o grau de satisfação dos funcionários em relação ao trabalho realizado, salário, liderança e gestão, comunicação, relacionamento interpessoal, condições físicas de trabalho, ética, valorização dos funcionários e fatores motivacionais e desmotivacionais. Conclui que os funcionários estão parcialmente satisfeitos com o clima organizacional na Prefeitura de Arroio do Meio, destacando-se como pontos positivos, principalmente o relacionamento interpessoal entre os funcionários e os gestores, e como pontos críticos a comunicação e o reconhecimento. Sugere que, a partir das informações apuradas, os gestores criem estratégias de gestão de pessoas, visando melhorar a satisfação dos funcionários e a qualidade de vida no trabalho e a ampliação da pesquisa para as demais secretarias.
- ItemOpen AccessDesenho de competências comportamentais, um estudo com tutores de uma escola de idiomas(2019-03) Kamphorst, Carla; Oliveira, Michelle Engers Taube de; http://lattes.cnpq.br/4929353272897910Gestão por competências é o processo de conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais. Este artigo tem como objetivo identificar quais são as competências comportamentais necessárias aos tutores de uma escola de idiomas online, a fim de promover o debate interno acerca do assunto e dar início à futura implantação de um programa de gestão de pessoas baseado em competências. O Método utilizado foi a análise descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 7 tutores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas e foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que são indicadas as seguintes competências comportamentais para o exercício da função: Foco no cliente; Comunicação; Flexibilidade; Capacidade investigativa; Disciplina; Trabalho em equipe; Relacionamento; Capacidade analítica; Multiplicador. A partir dos resultados obtidos e da discussão promovida em torno da temática das competências em tutoria online, foi possível concluir que o mapeamento de competências pode contribuir para a criação e desenvolvimento de equipes, e dar início à discussão sobre o processo de implantação da Gestão de Pessoas por Competências dentro da organização.