Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrado by Subject "Abacaxi"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessModelagem matemática: uma proposta pedagógica para o ensino médio técnico(2020-12) Cunha, Paulo Robson Pereira Da; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Vasconcelos, Osvaldo Campelo De Mello; Viseu, Floriano Augusto VeigaEste trabalho socializa resultados decorrentes de uma prática pedagógica efetivada com um grupo de vinte alunos do 2o ano do ensino médio técnico em Agronegócio no Instituto Federal do Amapá (IFAP) (Campus Porto Grande-AP) à luz da Modelagem Matemática. Assim, o objetivo geral foi averiguar implicações pedagógicas do uso da Modelagem Matemática com o referido grupo de alunos. Essa prática ocorreu em seis momentos (nove encontros), em que os alunos foram estimulados a associar a temática “abacaxi” (fruto de importância econômica e social na área de estudo) e a Modelagem Matemática. Os encontros ocorreram durante o segundo semestre letivo de 2020, exclusivamente em ambiente virtual, utilizando como recurso a plataforma Google Meet e tendo como auxílio o aplicativo de mensagens WhatsApp, em decorrência da pandemia da Covid- 19 e o consequente estabelecimento do ensino remoto na instituição. A pesquisa teve caráter qualitativo, sendo que os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas, diários de campo do professor e dos alunos, gravações de aulas em vídeo e áudio por meio da Plataforma Google Meet. As informações obtidas por meio desses instrumentos foram confrontadas com as ideias dos autores que deram suporte teórico ao trabalho e ainda com as experiências vivenciadas ao longo da pesquisa, possibilitando a construção de um documento fundamentado em práticas e teorias entrelaçadas de forma indissociável. Ao final da pesquisa, foi possível perceber a mudança de postura dos estudantes, que se tornaram mais críticos, criativos, participativos e motivados. Diante desse contexto, pode-se inferir que as implicações de uma prática pedagógica à luz da Modelagem Matemática instigaram os alunos entrevistados neste trabalho para a pesquisa, para o trabalho cooperativo na discussão e construção do conhecimento, para o contato com novos conteúdos matemáticos e a ressignificação dos já abordados em níveis de ensino anteriores e outras disciplinas específicas de seu curso Técnico em Agronegócio. Portanto, este trabalho proporcionou, “entender, na prática”, que o papel do docente e pesquisador não se restringe a levar o conhecimento matemático para a sala de aula, mas, sim, auxiliar os alunos na construção do conhecimento, orientando-os e tornando o ensino mais proveitoso e a aprendizagem mais instigante e motivadora.