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Navegando Mestrado por Assunto "Academic orientation"
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- ItemAcesso AbertoEntre o ensinar e o aprender: dimensões do ensino nos espaços de orientação acadêmica de estágios curriculares dos cursos da Saúde(2019-11) Polonio, Denise Fabiane; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836As diretrizes curriculares nacionais – DCN (2001, 2002, 2004, 2017) – dos cursos da Saúde evidenciam que a orientação acadêmica constitui encontros de ensino e de aprendizagem que necessitam ser promovidos aos estudantes de forma concomitante ao período de estágio curricular obrigatório. Neste espaço, o orientador não executa as ações diretamente, mas cria ambientes de reflexão sobre as ações, pensamentos e sentimentos vivenciados pelo estudante no estágio, contribuindo para a construção da prática profissional (PIMENTA; LIMA, 2012). Entretanto, apesar deste espaço ser fundamental para a formação dos estudantes, não se encontraram estudos brasileiros destinados a explorar o ensino na orientação acadêmica dos cursos da Saúde e há poucos trabalhos que abordam as influências desse processo na produção de conhecimento dos sujeitos. Considerando tais afirmações, a presente pesquisa analisou a dimensão do ensino no espaço de orientação acadêmica dos estágios curriculares dos cursos da Saúde. Ela foi realizada com seis professores dos cursos da área da Saúde da Universidade do Vale do Taquari – Univates. O estudo empregou uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, utilizando o método cartográfico como produção de dados, que ocorreu por meio da escrita de cartas, produzidas pelos professores participantes e pela utilização do diário de bordo, por parte da pesquisadora. A análise dos dados se direcionou ao campo discursivo das narrativas dos professores, utilizando como base as teorizações foucaultianas referentes à análise discursiva (FOUCAULT, 2012). Tal análise possibilitou observar os atravessamentos históricos, políticos e sociais presentes nas escritas, explorando as modificações do discurso no momento de ser estudante e ser professor e investigando como as experiências dos professores são atravessadas pelos discursos. Os resultados indicam que a orientação acadêmica é um ambiente de acolhimento, permeado pela interação entre professor e estudante. A discussão e reflexão também constituem a base desses momentos, pois movimentam trocas entre orientador e estagiário, instigando os participantes a problematizar, refletir, construir, trocar e aprimorar as práticas de trabalho. O ensino e a aprendizagem são contínuos. Os professores se percebem responsáveis por construir e mediar estes momentos, porém, destacam que não só ensinam, nem apenas aprendem, mas sim ‘ensinam & aprendem’. A ação pedagógica dos professores neste espaço visa contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências do futuro profissional. Nessa perspectiva, respeitam a singularidade de cada estudante e, pela sensibilidade, aproximam-se destes, construindo uma relação de confiança, crucial para o momento. Em algumas ações, utilizam a narrativa de suas experiências para que, por meio da escuta, o estudante tenha um elemento disparador e consiga delinear suas próprias intervenções profissionais. Além disso, os docentes visualizam a orientação como espaço de reflexão da prática, que oportuniza a interação e articulação entre teoria e prática. A ação do orientador está ancorada no compromisso com os princípios, missão e valores da IES, com o PPC e a DCN, além de ser atravessada por aporte teórico e estar em consonância com os métodos avaliativos do curso. No entanto, para operacionalizar estes aspectos, os orientadores focam na construção de espaços de afeto, para que essas vivências instiguem no aluno o desejo pelo saber.