Estudo ergonômico do veículo Baja do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES

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Data
2016-05-25
Orientador
Delwing, Eduardo Becker
Banca
Delwing, Eduardo Becker
Lagemann, Carlos Henrique
Rosa, Guilherme Cortellini Da
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Resumo
Diante da ascensão do mercado de veículos, as indústrias automobilísticas investem constantemente no desenvolvimento de novos produtos e conceitos diferenciados, objetivando satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. Em razão disso é de suma importância a preparação de profissionais para atuarem no projeto e desenvolvimento de automóveis. Tal fato motivou a Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil) a desenvolver um projeto entre estudantes universitários dos cursos de engenharia, chamado Baja SAE Brasil, em que o desafio é fabricar um veículo fora de estrada, para participar de competições organizadas pela entidade, nas quais são avaliados diversos critérios. Na concepção do projeto dos veículos devem ser considerados todos os pré-requisitos estabelecidos no regulamento, bem como os conceitos julgados importantes pelos consumidores no momento da escolha, dentre estes, os fatores ergonômicos e de segurança têm grande relevância. A presente pesquisa foi realizada junto ao Projeto de Extensão Baja do Universidade do Vale do Taquari Univates, com o propósito de desenvolver uma análise ergonômica do veículo projetado pela equipe. A participação do usuário foi fundamental para a identificação da demanda ergonômica para o projeto do novo veículo a ser construído pela equipe. A partir disso, juntamente com os conceitos de ergonomia abordados no presente trabalho e aplicação da metodologia proposta foram sugeridas melhorias ergonômicas tais como: aumentar o espaço interno do veículo; redimensionar os dispositivos e controles de comando; realizar alterações no banco quanto ao estofamento e posicionamento; adequação dos pontos de visão do painel, dentre outras. As melhorias propostas buscam proporcionar maior conforto e segurança aos pilotos para o projeto do novo veículo a ser fabricado mediante a avaliação do sistema homem-máquina-ambiente realizado.

Because of the increase of the vehicle market, the automobile industry frequently invests in the developing of new products and different concepts, aiming to satisfy the customer's needs and desires. For this reason, it is very important to prepare professionals to perform in vehicle project development. This fact was the motivation for the Brazilian Society of Automotive Engineers (SAE Brazil) to develop a project between college students of engineering, called Baja SAE Brazil, the challenge consisting in building an off-road vehicle to participate in organized competitions by the entity, where they are evaluated in many criteria. In the conception of the vehicle projects all regulation pre-requisites must be met, along with characteristics considered important by consumers when choosing vehicles and among them, ergonomics and safety have great importance. This research has been done with the Baja Extension Project of the Univates College Center, aiming to develop an ergonomic analysis of the vehicle projected by the team. Customer input was fundamental in order to identify the ergonomic demand of the project vehicle to be built. From this, together with the ergonomic concept presented on this paper and its application in the methodology, there were suggested ergonomic improvements, such as: enlarging the internal space; resizing the devices and command controls; making seat alterations, in its upholstery and its position; adequacy of the panel viewpoints, among others. These improvements seek to provide more comfort and safety to the pilots of the new vehicle to be built, through the evaluation of the man-machine-environment system conducted.
Descrição
Palavras-chave
Veículos; Projeto de Extensão Baja Univates; Ergonomia
Citação
SANTOS, Adriana Borges Dos. Estudo ergonômico do veículo Baja do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1000.