Rotinas produtivas, critérios de noticiabilidade e a arte de fazer um jornal diário: os bastidores da Gazeta do Sul e da Folha do Mate

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2016-07
Orientador
Oliveira, Leonel José De
Banca
Oliveira, Leonel José De
Mazzarino, Jane Márcia
Ellwanger, Rozana
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Explicar por que as notícias são como são é uma obsessão da comunidade acadêmica desde o surgimento dos primeiros jornais. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tenta abordar essa questão no contexto de dois periódicos do Vale do Rio Pardo: o Jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, e o Jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires. Para realizarmos essa análise, resumimos as principais hipóteses do jornalismo e juntamos os valores-notícia apontados por seis autores. Também fizemos uma observação participante nas duas redações durante os dias 13 a 24 de julho para entendermos a rotina produtiva de cada periódico. Em um segundo momento, utilizamos todos esses dados para realizar um estudo comparativo descritivo geral abordando as semelhanças e diferenças no que é notícia nos dois jornais. Em um terceiro momento, realizamos um cruzamento de dados entre as constatações da pesquisa e visão dos autores sobre o processo produtivo. Constatamos que ambos os jornais possuem critérios de noticiabiliade singulares, uma rotina produtiva própria e sistemas hierárquicos que acabam afetando o produto final: a notícia.
Descrição
Palavras-chave
Jornal; O que é notícia?; Critérios de noticiabilidade; Rotinas produtivas
Citação
KUHN, Fábio Alex. Rotinas produtivas, critérios de noticiabilidade e a arte de fazer um jornal diário: os bastidores da Gazeta do Sul e da Folha do Mate. 2015. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 08 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1061.