Intersetorialidade no Programa Primeira Infância Melhor: estudo de caso

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Data
2016-12
Orientador
Hahn, Giselda Veronice
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Resumo
A partir de 1990, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, as diferentes esferas de governo têm buscado articular a implementação de políticas que assegurem a efetivação dos direitos das crianças, essencialmente na primeira infância. Analisar a prática da intersetorialidade entre as secretarias da saúde, educação e assistência social à luz do programa Primeira Infância Melhor (PIM) é o objetivo deste estudo. Participaram do estudo profissionais do PIM e um representante da rede municipal de educação, totalizando 5 sujeitos. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica de grupo focal e interpretados por meio da análise de conteúdo. Os profissionais demonstraram reconhecer a intersetorialidade como uma prática importante, elencando a comunicação como peça-chave para que as ações intersetoriais se efetivem. A alta rotatividade de visitadores no programa foi a principal dificuldade destacada. Constatou-se um dissenso prático no que tange às tentativas de articulação intersetorial.
Descrição
Palavras-chave
Ação intersetorial; Integralidade em saúde; Enfermagem
Citação
RIBEIRO, Natália Luiza Goulart. Intersetorialidade no Programa Primeira Infância Melhor: estudo de caso. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Enfermagem, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1190.
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