Desenvolvimento de produtos: um estudo de caso

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-01
Orientador
Lagemann, Carlos Henrique
Banca
Lagemann, Carlos Henrique
Costa, Manfred
Rehfeldt, Márcia Jussara H.
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O processo de desenvolvimento de produto (PDP) é atualmente considerado muito importante na vida das empresas brasileiras, pois com as constantes mudanças no mercado, a concorrência entre as empresas e a necessidade de produtos de melhor qualidade com menores custos, exigem das empresas maior eficiência no processo de desenvolvimento de produtos. Portanto, o PDP necessita de investimento, pesquisa, planejamento e ferramentas de apoio para que as empresas atinjam as suas metas através do lançamento de produtos. O objetivo principal deste trabalho é analisar como as empresas de alimentos estão gerenciando o seu processo de desenvolvimento de produtos, através da revisão da literatura e entrevistas realizadas em empresas de alimentos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho é de natureza básica, sendo a abordagem do problema classificada como qualitativa. Para atingir o objetivo geral foi utilizada a pesquisa exploratória e, por fim, o procedimento técnico é de pesquisa bibliográfica, pesquisa a campo e estudo de caso. Como resultado pode-se afirmar que as ferramentas e métodos que as empresas pesquisadas utilizam para desenvolver um produto são aquelas que consideram adequadas para o desenvolvimento de seus produtos. Cada empresa tem o seu próprio modelo de desenvolvimento de produto.

The product development process (PDP) is considered currently very important in the lives of Brazilian industries, because with the constant changes in market, competition between industries, the need for better quality products at lower costs, require industries more efficiently in the process of product development. Therefore, the PDP needs investment, research, planning and support tools for the industries reach their goals by launching products. The main objective of this study is to analyze how the food industry are managing the process of product development, through the literature review and interviews conducted in the food industry. The methodology used to develop this work it is basic in nature, with the approach of the problem classified as qualitative. To achieve the overall goal was used the exploratory research and, finally, the technical procedure is literature, research the field and case study. As a result, it can be said that the tools and methods that the surveyed companies use to develop a product are those considered appropriate for the development of their products. Each company has its own product development model.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento de produtos; Indústria de alimentos; Lançamento de produtos
Citação
LUZ, Débora Verônica Diniz Da. Desenvolvimento de produtos: um estudo de caso. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 08 jul. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1258.