A linguagem no 2º ano do Ensino Fundamental: o que dizem os relatórios de avaliação?

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Data
2017-01
Orientador
Bublitz, Grasiela Kieling
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Resumo
O presente trabalho de monografia apresenta uma investigação sobre a avaliação da linguagem de alunos de 2º Ano dos Anos Iniciais. Analisa-se se as professoras, ao avaliarem seus alunos, resgatam as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (BRASIL, 1997). Constitui o problema de pesquisa: Os relatórios de avaliação elaborados por professores de 2º Ano contemplam o que indicam os PCN’s em relação à linguagem nesse período? Primeiramente, aborda-se um amplo referencial teórico sobre o histórico da alfabetização no Brasil, falando sobre a avaliação. Em seguida, apresenta-se o que os PCN’s trazem como base para o ensino da linguagem nos Anos Iniciais, primeiro ciclo. Para realização da pesquisa foram coletados relatórios de avaliação de alunos de uma escola Municipal do Vale do Taquari – RS, de duas turmas de 2º Ano, dos três trimestres do ano, contemplando 152 avaliações. A partir desse material foi analisado como as profissionais avaliam os alunos na área da linguagem, o que foi investigado por trimestre para observar o crescimento do conhecimento durante o ano. Ao longo da pesquisa, analisou-se o modo como os alunos são avaliados e se as professoras tomam como base os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (BRASIL, 1997). A análise dos documentos permite constatar vários pontos negativos e poucos positivos em destaque: nota-se claramente que a alfabetização – o ensino da linguagem – merece mais atenção na educação.
Descrição
Palavras-chave
Linguagem; Alfabetização; Avaliação
Citação
SCHAURICH, Maísa Alessandra. A linguagem no 2º ano do Ensino Fundamental: o que dizem os relatórios de avaliação?. 2016. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1379.
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