Uma análise do grau de aplicabilidade e impacto dos métodos de Planejamento e Controle da Produção em uma empresa processadora de carnes

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-01
Orientador
Rosário, Cláudio Roberto Do
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho contempla as ferramentas e métodos de apoio à tomada de decisões sob a ótica da Administração da Produção, vinculadas ao sistema de Planejamento e Controle da Produção (PCP). O estudo foi aplicado em uma empresa processadora de carnes. O trabalho verificou em que grau as ferramentas e os métodos são utilizados na prática. O grau de utilização foi dividido em: i) utilização plena, ii) utilização fragmentada e iii) não utilização. Com base na constatação da não utilização, foi possível projetar um cenário teórico de utilização plena dos recursos de PCP para então mensurar o impacto do cenário teórico sobre a realidade do processo estudado. Neste trabalho foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa, para obtenção dos resultados foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Como resultado, concluiu-se que é possível minimizar as diferenças entre o planejado e o realizado ao passo que o processo opte em incluir um recurso apontado pela literatura, tal como o método de Média Móvel. A inclusão teórica desta ferramenta demonstrou uma menor diferença entre o planejado e o realizado e como consequência um maior apoio ao programador na tomada de decisão.

The present work contemplates the tools and methods of support to the decision making from the perspective of the Production Administration, linked to the Production Planning and Control (PPC) system. The study was applied in a meat processing company. The work verified to what degree the tools and methods are used in practice. The degree of use was divided into: (i) full use, (ii) fragmented use and (iii) non-use. Based on the non-utilization, it was possible to design a theoretical scenario of full utilization of PPC resources to then measure the impact of the theoretical scenario on the reality of the process studied. In this work we used the qualitative and quantitative approaches, to obtain the results we used the methods of bibliographic research and case study. As a result, it was concluded that it is possible to minimize the differences between the planned and the realized, while the process chooses to include a resource pointed out in the literature, such as the Mobile Average method. The theoretical inclusion of this tool showed a smaller difference between the planned and the realized and as a consequence a greater support to the programmer in the decision making.
Descrição
Palavras-chave
Planejamento e controle de produção; Métodos e apoio à decisão
Citação
MARIN, Cátia Maria. Uma análise do grau de aplicabilidade e impacto dos métodos de Planejamento e Controle da Produção em uma empresa processadora de carnes. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1387.