Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1427
Title: Instrumentação virtual com LabVIEW em laboratório experimental de eletrônica
Authors: Barbosa, Rian Oliveira
Keywords: Instrumentação;Instrumentos virtuais;Aquisição de dados;LabVIEW
Date of Defense: 9-Dec-2016
Issue Date: Feb-2017
Citation: BARBOSA, Rian Oliveira. Instrumentação virtual com LabVIEW em laboratório experimental de eletrônica. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1427.
Abstract: Um dos grandes desafios encontrados no ensino de engenharia tem sido lidar com a elevada abstração dos fundamentos teóricos abordados em suas disciplinas. Para isso, muitos professores optam pelo uso de experimentações práticas em complemento com a teoria. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) descreve um conjunto de aplicativos de instrumentação virtual desenvolvidos através da utilização do software LabVIEW. Os aplicativos desenvolvidos buscam servir como instrumentos virtuais para práticas laboratoriais de eletrônica analógica e/ou digital, como ferramenta alternativa aos instrumentos convencionais, visando economizar os recursos e a estrutura necessária para a realização das aulas práticas. Para o desenvolvimento do projeto foi utilizada uma placa de aquisição de dados da fabricante National Instruments modelo PCIe-6341 e um módulo de entradas e saídas modelo SCB-68, do mesmo fabricante. Foram então desenvolvidos aplicativos gráficos que fazem interface com a placa utilizando o software LabVIEW. Foram desenvolvidos instrumentos básicos, tais como, multímetro, para medição de tensão e corrente elétrica, osciloscópio, com entradas para medição de sinais analógicos e digitais e gerador de funções, com saídas para geração de sinais analógicos e digitais. Para validação da proposta, foram realizados testes metrológicos das medidas elétricas, a fim de verificar se os instrumentos virtuais realizam as medições com padrões de erro próximos aos instrumentos convencionais. Além disso, foi seguido um roteiro de uma típica aula prática de eletrônica analógica e uma aula prática de eletrônica digital utilizando a plataforma desenvolvida, sendo avaliada a viabilidade prática de substituição dos instrumentos tradicionais bem como a percepção da facilidade de uso da plataforma. Para a avaliação destas questões foi respondido um questionário pelos alunos, professores e funcionários envolvidos na aula prática de eletrônica digital. Foram utilizadas as 16 licenças que a UNIVATES possui do software LabVIEW e 16 conjuntos de placa de aquisição com módulo de entradas e saídas instalados na Sala Tecnológica Multidisciplinar.
One of the major challenges in engineering education has been dealing with the high abstraction of theoretical foundations discussed in their disciplines. In this regard, many teachers choose to use practical experiments in addition to theory. This Final Course Work describes a set of virtual instrumentation applications developed using LabVIEW software. The developed applications seek to serve as virtual instruments for laboratory practices of analog electronic and / or digital, as an alternative tool to conventional instruments, aiming to save resources and infrastructure for the realization of practical classes. For the development of the project, a data acquisition board from National Instruments PCIe-6341 manufacturer model and module inputs and outputs model SCB-68, from the same manufacturer were used. It were developed graphical applications that interfaces with the board using LabVIEW software. Some basic tools have been developed, such as multimeter for measuring voltage and electric current, oscilloscopes, with inputs for measuring analog and digital signals and function generators with outputs to generate analog and digital signals. To validate the proposal, metrological testing of electrical measurements were performed in order to verify that the virtual instruments perform measurements with error patterns close to conventional instruments. In addition, it was followed a script of a typical practice class of analog electronics and a practical class of digital electronics was developed using the platform. It was evaluated the practical feasibility of replacing conventional instruments as well as the perception of ease of platform use. To evaluate these questions, a questionnaire was answered by students, professor and staff engaged in the practice class. 16 sets with LabVIEW licenses, acquisition board and inputs/outputs modules were used in the UNIVATES’s Multidisciplinary Technology Room.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1427
Appears in Collections:Engenharia de Controle e Automação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016RianOliveiraBarbosa.pdf4,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons