Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1523
Title: Design sensorial aplicado a um projeto conceito para deficientes visuais
Authors: Johann, Morgana Luiza Ritter
Keywords: Design sensorial;Deficiência visual;Jogos sensoriais;Design social
Date of Defense: 23-Nov-2016
Issue Date: May-2017
Citation: JOHANN, Morgana Luiza Ritter. Design sensorial aplicado a um projeto conceito para deficientes visuais. 2016. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 23 nov. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1523.
Abstract: Grande parte da população têm consciência de que todas as pessoas, incluindo portadores de deficiências, devem ter os mesmos direitos de participação na vida em sociedade. Porém, ainda existem poucas iniciativas que visam essa inclusão. O designer, como profissional, é responsável por trabalhar para suprir as necessidades e proporcionar o bem-estar de todos. Diante disto, este trabalho visa o desenvolvimento de um projeto sensorial, onde os usuários iniciais serão os alunos deficientes visuais da APAE de Lajeado, com o objetivo de proporcionar maior independência e, se possível, auxiliar no desenvolvimento desse aluno. Para isso, serão utilizados conceitos de design social e design sensorial, aliados à uma metodologia de projeto adaptada dos métodos propostos por Bruno Munari e Löbach. Essa metodologia foi dividida em duas fases. A fase 1, desenvolvida no primeiro de semestre de 2016, consistiu nas etapas de Definição do Problema e Coleta de Dados, onde foram pesquisados assuntos referentes às deficiências, desenvolvimento infantil, a importância do brincar no desenvolvimento da criança, o papel social do design, design sensorial e design como ferramenta par a criação de jogos e brinquedos. Além disso, o a coleta de dados traz informações sobre o histórico da APAE no Brasil e na cidade de Lajeado, bem como informações sobre a instituição e sua metodologia de ensino. A Fase 2, desenvolvida durante o segundo semestre do ano de 2016, constituiu-se de quatro etapas. Na etapa 1, Análise de Dados, foram realizadas as análises referentes às observações do público alvo realizadas na APAE de Lajeado, dos brinquedos e jogos lá disponíveis para os alunos deficientes visuais e análises das respostas obtidas através do questionário aplicado com as terapeutas ocupacionais da Escola. A etapa 2, Geração de Alternativas, foi responsável pela criação das primeiras ideias para solucionar o problema do trabalho, onde foi realizado um brainwriting juntamente com as terapeutas ocupacionais da Escola e, a partir disso, selecionadas e especificadas as melhores alternativas geradas. Na etapa 3, Verificação das Alternativas, foi selecionada a alternativa que melhor atenderia ao objetivo do trabalho e apresentada às terapeutas, a fim de receber um retorno referente à relevância da proposta criada. Ao final, a etapa 4, Solução, traz imagens e informações sobre o que foi desenvolvido a partir dos estudos realizados e a solução proposta para a problemática levantada por este trabalho. Para finalizar, as considerações finais trazem os principais apontamentos e questões mais relevantes percebidas ao longo do trabalho, bem como sugestões para projetos futuros que poderão ser iniciados por meio desta pesquisa.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1523
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