Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1654
Title: Fatores de satisfação no trabalho: estudo com professores pesquisadores de uma instituição de Ensino Superior
Authors: Bruxel, Simone
Keywords: Satisfação no trabalho;Motivação;Professor pesquisador
Date of Defense: 28-Feb-2017
Issue Date: Sep-2017
Citation: BRUXEL, Simone. Fatores de satisfação no trabalho: estudo com professores pesquisadores de uma instituição de Ensino Superior. 2017. Artigo (MBA) – Curso de Gestão Estratégica de Pessoas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 fev. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1654.
Abstract: O ambiente de trabalho se caracteriza por condições físicas, materiais, psicológicas e sociais, tais condições contribuem para a motivação e satisfação no trabalho, bem como para a retenção das pessoas nas organizações. Este estudo tem por objetivo identificar os fatores de satisfação no trabalho dos professores pesquisadores, vinculados a Programas de Pós-graduação Stricto Sensu de uma instituição de ensino superior do interior do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa a partir de seu objetivo, pode ser classificada com exploratória e em relação ao tipo de abordagem utilizada no estudo, é caracterizada como qualitativa. De uma forma resumida pode-se dizer que entre os principais fatores de satisfação no trabalho para o grupo pesquisado, destacam-se: ambiente colaborativo, onde as pessoas compartilhem conhecimento e trabalhem em equipe, infraestrutura adequada; valorização do trabalho, com reconhecimento das produções individuais e coletivas; flexibilidade e participação na tomada de decisão.
The work environment is characterized by physical, material, psychological and social conditions, such conditions contribute to motivation and satisfaction without work, as well as to the retention of people in organizations. The objective of this study is to identify the factors of jobless satisfaction of research professors linked to Stricto Sensu Graduate Programs of a university education institution in the interior of Rio Grande do Sul. This research can be done from its objective, can be classified with an exploratory approach and in relation to the type of approach used in the study, is characterized as qualitative. In a summarized way, it can be said that the main factors of job satisfaction for the researched group curriculum are: collaborative environment, where people share knowledge and work in teams, adequate infrastructure; valorization of work, with recognition of individual and collective productions; flexibility and participation in decision making.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1654
Appears in Collections:Gestão Estratégica de Pessoas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017SimoneBruxel.pdf504,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons