Dimensionamento de um transportador de correia para o transporte de britagem

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Data
2017-10
Orientador
Rosa, Guilherme Cortelini Da
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Resumo
A necessidade de implementar esteiras deve-se ao fato que a mecanização do processo de transporte de peças ou matéria-prima aumenta a velocidade de movimentação de carga na empresa e diminui os custos com mão de obra. O estudo contribui no dimensionamento e avaliação de uma esteira transportadora de carga para o transporte de britagem. Por requisito de projeto a esteira tem 30m de comprimento horizontal e ângulo de inclinação de 15º. O dimensionamento analítico dos componentes da esteira seguiu a metodologia proposta por FAÇO. A validação da estrutura inicial foi através de cálculos estruturais, com o auxílio da ferramenta Ftool para a decomposição das forças e da ferramenta SolidWorks para a elaboração do projeto, levando em consideração as dimensões estabelecidas no dimensionamento analítico. As simulações foram realizadas na ferramenta de elementos finitos Ansys, onde a estrutura foi redesenhada em pontos e linhas. Na estrutura usou-se o perfil L de 1/4" de espessura e 4” de aba para as treliças e contraventamentos, e o perfil laminado W150x13 para as vigas de apoio do transportador de correia. Os perfis foram validados usando o cálculo de peso crítico para flambagem. Na simulação estática foram analisadas as tensões equivalentes de Von Mises, onde a tensão máxima presente na estrutura é de 28,4 MPa, estando muito abaixo da tensão de escoamento do material que é de 250 MPa. Com a análise modal foi possível observar os modos de vibração da estrutura e suas frequências naturais, a fim de evitar ressonância com o conjunto de acionamento da estrutura. Observou-se que a frequência de excitação da estrutura está entre a 17ª e 18ª frequência natural. Na análise transiente foi possível descobrir o ponto de maior deslocamento da estrutura, e observar a maior amplitude de vibração desse ponto, chegando ao valor de amplitude máxima de 1mm. O ponto da análise transiente foi usado para a análise harmônica, encontrando-se o valor de amplitude máxima de 4,25mm. Os resultados das análises transiente e harmônica estão muito abaixo do máximo permitido pela norma NBR 14762, que é de 120mm para este projeto. Como a estrutura se mostrou satisfatória em todas as análises, não foi necessária uma nova simulação estática conforme estava prevista na metodologia. Com os resultados obtidos verificou-se que a estrutura irá sustentar as cargas submetidas sobre ela.

The need to implement mats is due to the fact that the mechanization of the process of transport of parts or raw material increases the speed of movement of load in the company and reduces the costs with labor. The study contributes to the design and evaluation of a conveyor belt for the transportation of crushing. By design requirement the treadmill has 30m of horizontal length and inclination angle of 15º. The analytical dimensioning of the treadmill components followed the methodology proposed by FAÇO. The validation of the initial structure was through structural calculations, with the help of the Ftool tool for the decomposition of forces and the tool SolidWorks for the elaboration of the project, taking into consideration the dimensions established in the analytical design. The simulations were performed in the Ansys finite element tool, where the structure was redesigned into points and lines. In the structure the profile L of 1/4 "thickness and 4" of flap was used for the trusses and bracings, and the profile W150x13 for the supporting beams of the belt conveyor. The profiles were validated using the calculation of weight In the static simulation the equivalent stresses of Von Mises were analyzed, where the maximum stress present in the structure is 28.4 MPa, being well below the material tensile tension of 250 MPa. It is possible to observe the modes of vibration of the structure and its natural frequencies in order to avoid resonance with the structure drive assembly.It was observed that the excitation frequency of the structure is between the 17th and 18th natural frequency. To find the point of greatest displacement of the structure, and to observe the greatest amplitude of vibration of this point, arriving at the maximum amplitude value of 1mm. For the harmonic analysis, finding the maximum amplitude value of 4.25mm. The results of the transient and harmonic analysis are well below the maximum allowed by the standard NBR 14762, which is 120mm for this project. As the structure proved satisfactory in all analyzes, no new static simulation was required as foreseen in the methodology. With the results obtained it was verified that the structure will support the loads submitted on it.
Descrição
Palavras-chave
Transportador de correia; Análise numérica; Dimensionamento
Citação
HICKMANN, Guilherme Scheffer. Dimensionamento de um transportador de correia para o transporte de britagem. 2017. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jul. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1671.