Características da negociação do Brasil com Hong Kong no ramo de carnes: Cooperativa Languiru (Teutônia/RS) e Dália Alimentos (Encantado/RS)

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-01
Orientador
Dalmáz, Mateus
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A Globalização abriu diversas portas ao comércio internacional, bem como à integração entre mercados e entre os Estados, onde a compra e venda de produtos diversos, serviços e intercâmbio cultural entre os países tornaram-se frequentes. Assim, as negociações internacionais se tornam cada vez mais presentes na rotina de executivos e empresários, exigindo uma maior preparação em relação a diversos termos, principalmente no que diz respeito à cultura. É importante ter um conhecimento prévio sobre o país ao qual se deseja negociar e sobre o perfil dos negociadores, portanto, esta monografia visa analisar diferenças culturais entre negociadores brasileiros e chineses, problematizando de que forma isto influencia nas negociações comerciais internacionais e quais são as medidas necessárias para qualificar melhor o profissional que atua nesta área. A metodologia deste estudo qualitativo envolverá uma pesquisa exploratória, para posterior avaliação de métodos como o perfil do negociador, seus costumes e valores, pontos importantes para inserção no mercado chinês, tendo como população-alvo as empresas do setor de carnes do Vale do Taquari, que negociam com Hong Kong. O estudo confirma alguns dados estudados no que se refere à cultura negociadora chinesa, mas também mostra que ambos buscam se adequar ao cenário mundial.
Descrição
Palavras-chave
Negociação internacional; Cultura; Hong Kong; China
Citação
MUSSKOPF, Carine. Características da negociação do Brasil com Hong Kong no ramo de carnes: Cooperativa Languiru (Teutônia/RS) e Dália Alimentos (Encantado/RS). 2017. Monografia (Graduação em Administração - LFE Comércio Exterior) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 19 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1798.