A Utilização de Metodologias Ativas nos cursos do Centro de Educação Profissional da Universidade do Vale Do Taquari - Univates

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-06-25
Orientador
Wildner, Maria Claudete Schorr
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
As metodologias ativas são técnicas inovadoras, que contribuem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. São propostas educacionais que desenvolvem o processo de aprender, estratégias que trazem benefícios, tanto para os professores quanto para os alunos. Estes métodos fazem com que o aluno tenha uma postura ativa frente ao seu aprendizado, enquanto o docente assume o papel de orientador e mediador. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo verificar se as metodologias ativas estão sendo aplicadas nos cursos de Educação Profissional da Universidade do Vale do Taquari - Univates, através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. O levantamento de dados foi realizado por meio de um questionário elaborado no Google Forms. A pesquisa foi realizada com 41 professores e 197 alunos do centro de educação profissional. Com as informações foi possível identificar que as metodologias já estão sendo aplicadas pelos professores e que os resultados são excelentes, mas que o aprimoramento destas estratégias não deve cessar, a busca pela qualificação deve ser constante.
Descrição
Palavras-chave
Metodologias ativas; Educação profissional; Ensino
Citação
SCHEIBEL, Daniela Luísa. A Utilização de Metodologias Ativas nos cursos do Centro de Educação Profissional da Universidade do Vale Do Taquari - Univates. 2017. Artigo (Especialização) – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 set. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2026.