Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2307
Title: Determinação do ponto de funcionamento ideal de duas bombas centrífugas diagonais instaladas em paralelo em um sistema hidráulico industrial
Authors: Petter, Peter Antônio
Keywords: Bomba centrífuga diagonal;Ponto de funcionamento ideal;Sistema hidráulico
Date of Defense: 5-Dec-2018
Issue Date: 16-Jan-2019
Citation: PETTER, Peter Antônio. Determinação do ponto de funcionamento ideal de duas bombas centrífugas diagonais instaladas em paralelo em um sistema hidráulico industrial. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2307.
Abstract: A necessidade do transporte de líquido foi uma exigência que sempre acompanhou o desenvolvimento de grandes cidades dês dos princípios da civilização e com o passar dos anos se tornou indispensável em vários segmentos inclusive para as indústrias, as bombas centrífugas são exemplos de transportadoras de fluidos e tem vasta utilidade. O presente trabalho tem como objetivo avaliar um sistema hidráulico de uma indústria alimentícia localizada na cidade de Lajeado/RS, que é responsável por grande parte da distribuição interna de água que é feita por meio da sucção direta do Rio Taquari por duas bombas centrífugas diagonais, buscando determinar o ponto de funcionamento ideal levando em consideração as características do sistema e possíveis incrustações na instalação que com o passar dos anos podem aparecer e aumentar a perda de carga. A metodologia do trabalho é considerada de ordem prática e quantitativa, pois aborda um estudo de caso real para determinação do ponto de funcionamento ideal. Sendo assim, foi proposto o levantamento de dados, cálculo da perda de carga, verificação da cavitação, posteriormente a construção das curvas características do sistema hidráulico e das bombas respectivamente, o ponto de funcionamento e por fim a análise dos dados e a conclusão final do trabalho para determinar se os objetivos foram atendidos. A partir dos resultados, conclui-se que as bombas centrífugas diagonais instaladas em paralelo estão superdimensionadas, porém levando em consideração o fator de incrustação formado ao longo dos anos na tubulação, é possível apontar que foi realizado de forma coerente.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2307
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018PeterAntonioPetter.pdf13,36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons