Autismo e educação: possibilidades e estratégias de inclusão

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Data
2019-01-25
Orientador
Olegário, Fabiane
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Resumo
Este trabalho tem como tema o Transtorno do Espectro Autista (Autismo) e a inclusão escolar. Tem como objetivo conhecer e compreender como se constitui o transtorno do espectro autista, suas principais características e causas potenciais. Além disso, esta pesquisa tem o intuito de contribuir com os estudos sobre a inclusão de criança com autismo no ambiente escolar. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se a metodologia qualitativa por meio de pesquisa exploratória, com revisão de literatura específica. No que tange à inclusão, a pesquisa está embasada nos seguintes autores: Rocha (1997), Bosa (2002), Consenza (2011), Lopes (2014), Veiga-Neto (2011), entre outros. Como procedimento metodológico foram realizadas três observações de um aluno autista inserido em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública no município de Lajeado/RS/BR. Além das observações foram realizadas duas entrevistas com a professora titular e a professora assistente da turma em questão, gravada em áudio com questionário específico. Ao final da pesquisa, observou-se que o recurso disponível para a efetivação da inclusão escolar de Marcelo, (o acompanhamento individualizado realizado por uma professora assistente), poderia ser efetivado de outra forma. Sem, no entanto, menosprezar ou minimizar a boa vontade de ambas as profissionais. Nesse sentido, ainda se percebeu que as duas profissionais envolvidas na inclusão deste aluno buscam solucionar situações do cotidiano escolar da forma que julgam corretos, baseados na sua própria formação escolar ou familiar.
Descrição
Palavras-chave
Autismo; Inclusão Escolar; Educação; Diferenças
Citação
FINK, Isabel Cristina. Autismo e educação: possibilidades e estratégias de inclusão. 2018. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2366.
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