Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2416
Title: Robótica nas séries iniciais do ensino fundamental como ferramenta pedagógica motivacional
Authors: Hensel, Daiane Andressa
Keywords: Motivação;Robótica;Ensino fundamental;Motivation;Robotics;Elementary School
Date of Defense: 11-Dec-2018
Issue Date: 19-Feb-2019
Citation: HENSEL, Daiane Andressa. Robótica nas séries iniciais do ensino fundamental como ferramenta pedagógica motivacional. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2416.
Abstract: A cada dia vemos mais recursos tecnológicos sendo usados a nossa volta, e eles se tornam cada vez mais invisíveis na medida em que são incorporados em nosso cotidiano, seja na indústria, comércio, tarefas pessoais ou na educação, onde é possível aprender e ensinar de diferentes maneiras desenvolvendo habilidades e competências. Buscando auxílio nessas tecnologias, o objetivo deste trabalho é investigar a viabilidade da introdução da robótica como ferramenta motivadora dos estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental, realizando atividades da língua portuguesa. É necessário fazer os jovens e crianças ver o potencial da inovação das tecnologias aliadas ao brincar que é mais interessante do que estudar na infância, visto que gastam bastante tempo consumindo tecnologias, através de jogos e redes sociais. Para isso, foi construído um protótipo robótico chamado Mika Robô e desenvolvido um objeto de aprendizagem que, através de um estudo de caso e pesquisa exploratória, foram aplicados em sala de aula, observando a motivação e desempenho dos estudantes ao realizar as atividades de forma quanti-qualitativa. O estudo de caso efetivou-se com sete estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. Como resultados percebeu-se que o desempenho dos estudantes foi melhor no pós-teste, notou-se os estudantes motivados para resolver as atividades, isso foi um fator determinante na utilização do OA, tendo em vista o prêmio conforme número de acertos do desenho do Mika Robô.
Each day we see more technological resources being used around us, and it becomes increasingly invisible as it is incorporated into our daily lives, whether in industry, commerce, personal tasks or education, where it is possible to learn and teach different ways by developing skills and competencies. Seeking assistance in these technologies, the objective of this work is to investigate the feasibility of the introduction of robotics as a motivating tool for the students of the 3rd year of Elementary School, performing Portuguese language activities. It is necessary to make young people and children see the potential of innovation of technologies allied with playing which is more interesting than studying in childhood, since they spend a lot of time consuming technologies, through games and social networks. For this, a robot prototype was constructed called Mika Robô and developed a learning object that, through a study case and exploratory research, were applied in the classroom, observing the motivation and performance of the students when performing the activities in quanti-qualitative form. The study case was carried out with seven students from the 3rd year of Elementary School in a municipal school in the interior of Rio Grande do Sul. As a result, it was noticed that the students' performance was better in the post-test, students motivated to solve the activities, this was a determining factor in the use of the OA, in view of the award according to the number of hits of the drawing of the Mika Robô.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2416
Appears in Collections:Engenharia de Software

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018DaianeAndressaHensel.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons