Uma plataforma web para suporte ao desenvolvimento de aplicações com ênfase na disponibilização de uma API REST para acesso a bases de dados PstgreSQL e MongoDB

Imagem em miniatura
Data
2019-11
Autores
Tomasi, Lucas
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A utilização dos bancos de dados relacionais e não relacionais está crescendo no desenvolvimento de software, possibilitando a escolha do tipo de banco que melhor se ajusta à aplicação que está sendo construída. As tecnologias de banco de dados disponíveis no mercado se diferenciam quanto à forma com que armazenam, acessam e manipulam os dados, não mantendo um padrão entre elas, forçando uma adaptação dos profissionais de desenvolvimento. Com base nessa constatação, torna-se importante a existência de ferramentas que auxiliem as equipes de desenvolvimento, tornando transparente as especificidades dos diversos tipos de banco de dados, diminuindo a complexidade e consequentemente facilitando a utilização destes. Com base nesse cenário, o presente trabalho, teve como objetivo desenvolver uma solução em que a manipulação e o acesso aos dados seja padronizado através de uma API REST, tanto para bancos de dados relacionais quanto para bancos de dados não relacionais. A solução desenvolvida foi validada por profissionais que atuam na área de desenvolvimento de software, exibindo resultados otimistas e com probabilidade de se tornar um produto.
Descrição
Palavras-chave
Engenharia de Software, API REST, Banco de dados Relacionais, Banco de dados Não Relacional
Citação
TOMASI, Lucas. Uma plataforma web para suporte ao desenvolvimento de aplicações com ênfase na disponibilização de uma API REST para acesso a bases de dados PstgreSQL e MongoDB. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2723.