Uma plataforma web para suporte ao desenvolvimento de aplicações com ênfase na disponibilização de uma API REST para acesso a bases de dados PstgreSQL e MongoDB

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-11
Orientador
Pretto, Fabrício
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A utilização dos bancos de dados relacionais e não relacionais está crescendo no desenvolvimento de software, possibilitando a escolha do tipo de banco que melhor se ajusta à aplicação que está sendo construída. As tecnologias de banco de dados disponíveis no mercado se diferenciam quanto à forma com que armazenam, acessam e manipulam os dados, não mantendo um padrão entre elas, forçando uma adaptação dos profissionais de desenvolvimento. Com base nessa constatação, torna-se importante a existência de ferramentas que auxiliem as equipes de desenvolvimento, tornando transparente as especificidades dos diversos tipos de banco de dados, diminuindo a complexidade e consequentemente facilitando a utilização destes. Com base nesse cenário, o presente trabalho, teve como objetivo desenvolver uma solução em que a manipulação e o acesso aos dados seja padronizado através de uma API REST, tanto para bancos de dados relacionais quanto para bancos de dados não relacionais. A solução desenvolvida foi validada por profissionais que atuam na área de desenvolvimento de software, exibindo resultados otimistas e com probabilidade de se tornar um produto.
Descrição
Palavras-chave
Engenharia de Software; API REST; Banco de dados Relacionais; Banco de dados Não Relacional
Citação
TOMASI, Lucas. Uma plataforma web para suporte ao desenvolvimento de aplicações com ênfase na disponibilização de uma API REST para acesso a bases de dados PstgreSQL e MongoDB. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2723.