Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/2727
Title: Aplicação de um modelo de avaliação do desempenho do planejamento de vendas e operações (S&OP) em uma empresa de bebidas
Authors: Wallauer, Augusto
Keywords: Planejamento de Vendas e Operações (S&OP);Fatores Críticos de Sucesso;Avaliação e Monitoramento de Desempenho;Empresa de Bebidas;Sales and Operations Planning (S&OP);Critical Factors of Sucess;Evaluation and Monitoring of Performance;Beverage Company
Date of Defense: 29-Nov-2019
Issue Date: Nov-2019
Citation: WALLAUER, Augusto. Aplicação de um modelo de avaliação do desempenho do planejamento de vendas e operações (S&OP) em uma empresa de bebidas. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2727.
Abstract: O Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) é um processo que objetiva alinhar as diferentes áreas das organizações, integrando os planos de vendas, operações, marketing e financeiro, melhorando seus níveis de estoque e de entrega, e consequentemente, o resultado da empresa. O S&OP, bem como outros processos, deve ter seu desempenho avaliado e monitorado. O estudo aborda a escolha de um método de avaliação, análise e monitoramento de desempenho do S&OP em uma empresa de bebidas. O modelo escolhido, desenvolvido por Pandim, é quantitativo e se baseia no diagnóstico e redução de falhas, identificando a ineficiência de seus fatores críticos. Para alcançar os objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios. Quanto à natureza da pesquisa, classifica-se como qualitativa e em relação aos procedimentos técnicos, pode-se definir como um estudo de caso, pois busca a aplicação prática dos conhecimentos para melhorar processos. Em relação aos resultados, através da aplicação do modelo, verificou-se que, apesar de a empresa já possuir um processo de S&OP satisfatório, alguns pontos de melhoria foram identificados, gerando planos de ações simples, como um treinamento teórico para colaboradores, e complexos, como a aquisição de tecnologia específica de S&OP. A aplicação do modelo foi satisfatória, contribuindo para a empresa realizar a melhoria contínua, obtendo um Planejamento de Vendas e Operações excelente.
Sales and Operations Planning (S&OP) is a process that aims to align the different areas of organizations, integrating sales, operations, marketing and financial plans, improving inventory and delivery levels, and consequently the company's results. S&OP, as well as other processes, should have its performance monitored and evaluated. The study addresses the choice of a method of evaluation, analysis and monitoring of performance of S&OP in a beverage company. The method chosen, developed by Pandim, is quantitative and based on the diagnosis and reduction of faults, identifying the inefficiency of its critical factors. In this way, applied research with exploratory objectives was conducted. As to the nature of the research, it is classified as qualitative and in relation to the technical procedures, they can be defined as a case study for it looks to the practical application of information to improve processes. Regarding the results, through the application of the model, it was confirmed that, although the company already has a satisfactory S&OP process, some improvement points were identified, generating simple action plans, such as theoretical training for employees, and complex ones, such as the acquisition of specific S&OP technology. The application of the model was satisfactory, contributing for the company to achieve continuous improvement, obtaining an excellent Sales and Operations Planning.
URI: http://hdl.handle.net/10737/2727
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