Broken picture phone: um estudo aplicado de usabilidade e user experience

Imagem em miniatura
Data
2021-06
Autores
Souza, Guilherme Augusto de
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A sobrevivência de um produto dentro da web é uma tarefa difícil, e proporcionar uma boa experiência para o usuário dentro do produto desde o início é fundamental para que a vida do produto seja longa. Assim, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo reescrever o site do jogo Broken Picture Phone buscando melhorar a usabilidade e experiência do usuário. A metodologia deste estudo quali-quantitativo envolveu um teste de usabilidade utilizando a técnica Think Aloud e um questionário, ambos realizados com um grupo de usuários misto. Os resultados apontaram que 100% dos usuários tiveram dificuldade com ao menos uma tarefa, tendo o mesmo resultado ao serem questionados referente ao visual do site e sentimento de dificuldade ao realizar as tarefas. A partir disso foram realizados protótipos de uma nova interface para o produto, sendo avaliada novamente pelos usuários, a fim de realizar seu desenvolvimento. Com a aprovação dos usuários dos protótipos, foram realizados sprints de desenvolvimento, permitindo a interação do usuário com o produto em desenvolvimento, visualizando problemas e sugerindo novas funcionalidades. Ao final, foram aplicadas as avaliações de desempenho da nova interface, que, comparado com a interface atual, conseguiu sanar os problemas de usabilidade e performance encontrados.
The survival of a product within the web is a difficult task, and providing a good experience for the user within the product from the beginning is essential for a long product life. Thus, the work presented here aims to rewrite the website of the game Broken Picture Phone seeking to improve usability and user experience. The methodology of this quali-quantitative study involved a usability test using the Think Aloud technique and a questionnaire, both carried out with a mixed group of users. The results showed that 100% of users had difficulty with at least one task, with the same result when asked about the website's look and feeling of difficulty when performing the tasks. From this, prototypes of a new interface for the product were made, being evaluated again by the users, in order to start its development. With the approval of the prototypes by the users, development sprints were performed, allowing a user interaction with the product under development, visualizing problems and suggesting new features. At the end, the performance tests of the new interface were applied, which, compared to a current interface, managed to solve the usability and performance problems found.
Descrição
Palavras-chave
Usabilidade, Experiência do usuário, Game design, Usability, User experience
Citação
SOUZA, Guilherme Augusto de. Broken picture phone: um estudo aplicado de usabilidade e user experience. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 08 jul. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3236.