A educação musical no currículo da educação infantil
Carregando...
Data
2021-11
Orientador
Olegário, Fabiane
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente estudo foi desenvolvido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso I, iniciado no semestre 2021/A, e do Trabalho de Conclusão de Curso II, realizado durante o semestre 2021/B e vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O problema de pesquisa buscou compreender como podemos pensar a educação musical no currículo da Educação Infantil, tendo como objetivo investigar o desenvolvimento do trabalho do educador com a musicalização em relação ao currículo da Educação Infantil. Esta pesquisa utilizou o método de grupo focal que segundo Gatti (2005) é uma técnica que permite manifestar e reunir vários pontos de vista, além de proporcionar ao indivíduo uma maior liberdade de expressão, sendo favorecidas as relações interpessoais e a potencialidade de agregar novas ideias e aprendizagens acerca do assunto. A pesquisa foi desenvolvida durante os encontros com um grupo de cinco professoras titulares de Educação Infantil oriundas de uma mesma instituição de ensino situada no município de Roca Sales, interior do Rio Grande do Sul. O debate e as reflexões ocorridos a partir da fala das educadoras foram essenciais para a realização de análises e considerações relacionadas à temática de educação musical. Percebeu-se que a música e suas vivências são importantes para o desenvolvimento emocional, psicológico e também motor da criança. Além disso, o professor, ao promover a musicalização em sua rotina, enriquece e aprimora seus ensinamentos e práticas escolares.
Descrição
Palavras-chave
Currículo; Base nacional comum curricular; Educação infantil
Citação
FONTANA, Kelly Cristine Formentini. A educação musical no currículo da educação infantil. 2021. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 dez. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3353.