Atividades educativas versus hiperdia: um estudo comparativo

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-03-19
Orientador
Costa, Arlete Kunz Da
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A hipertensão arterial e o diabetes mellitus podem ser referidos como o reflexo de maus hábitos alimentares, desta forma, acarretando ao indivíduo a susceptibilidade para essas doenças consideradas crônicas, estando vinculado aos fatores socioeconômicos e culturais. Esta pesquisa foi de caráter descritivo de abordagem qualitativa, cujo objetivo geral foi comparar os valores registrados de PA e HGT atrelado ao conhecimento de usuários de duas Unidades Básicas de Saúde, portadores de hipertensão arterial (HAS) e diabetes mellitus (DM). A amostra é composta por pessoas portadoras de DM e HAS, participantes e não participantes de grupos direcionados a educação em saúde, totalizando 10 sujeitos para a amostra. A pesquisa foi realizada em duas Unidades Básicas de Saúde, de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul, visando responder o problema da pesquisa, sendo que o presente estudo contou com um instrumento de coleta de dados, questionário semi – estruturado. A pesquisa revelou o pouco conhecimento, tanto dos participantes quanto dos não participantes de grupos de Hiperdia, para fins de prevenção e continuidade de tratamento da hipertensão arterial e diabetes mellitus.
Descrição
Palavras-chave
Hipertensão; Diabetes Mellitus; Prevenção; Grupos
Citação
SILVA, Ivo Da. Atividades educativas versus hiperdia: um estudo comparativo. 2014. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 19 mar. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/354.
Coleções