Proposta para desenvolvimento de um planejamento estratégico em uma oficina mecânica do ramo automotivo

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-03-21
Orientador
Couto, Cristiano Guimarães
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O Brasil é considerado um país emergente, e vive um momento de crescimento no mercado de automóveis, disputando com a Alemanha a posição de quarto maior mercado consumidor do mundo. O aspecto da evolução tecnológica é um ponto importante no contexto das oficinas mecânicas, pois com um elevado nível de tecnologia embarcada nos automóveis, torna necessária uma análise de mercado de oficinas mecânicas automotivas. Desta forma, este trabalho visa à realização de um planejamento estratégico para uma oficina mecânica do ramo automotivo do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS). Inicialmente realizou-se uma análise sobre o mercado nacional de automóveis, tendo como principal aspecto a abertura do mercado para entrada dos veículos importados na década de 1990. Em seguida fez-se o levantamento e sequente interpretação de dados sobre o mercado específico em que está inserida a empresa em questão, para posterior proposta de planejamento estratégico.
Descrição
Palavras-chave
Planejamento estratégico; Estratégia; Oficina mecânica; Automóveis
Citação
LOPES, Jéferson. Proposta para desenvolvimento de um planejamento estratégico em uma oficina mecânica do ramo automotivo. 2014. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 21 mar. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/395.