Avaliação do comprometimento sensório motor de pacientes com diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico (AVE) atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIVATES

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-03-27
Orientador
Grave, Magali Quevedo
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) caracteriza-se pelo aparecimento súbito de sintomas clínicos de perturbações focais da função do encéfalo, devido a alteração no fluxo sanguíneo. É a causa mais comum de deficiência em adultos, causando sequelas neuromotoras permanentes. O presente estudo, classificado como transversal, descritivo e quantitativo teve como objetivo avaliar o comprometimento sensório motor de pacientes pós AVE, que estavam em atendimento na Clínica- Escola de Fisioterapia da UNIVATES. Participaram 9 pacientes, sendo 7 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com idade média de 59,2 anos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o protocolo Fugl – Meyer, método que quantifica a mobilidade passiva de diferentes segmentos corporais e presença de dor na mesma, sensibilidade, desempenho motor de membros inferiores e superiores e equilíbrio. Os resultados demonstram que nenhum participante atingiu a pontuação máxima no escore da mobilidade passiva (44 pontos), sendo que 55,6 % deles atingiram para dor (44 pontos) na mobilidade passiva. Na avaliação da sensibilidade, apenas um voluntário atingiu pontuação máxima de 24 pontos. Na área de comprometimento motor, 77,8 % apresentaram comprometimento severo (0 a 50 pontos) e 22,2 % comprometimento motor moderado (85 a 95 pontos). No escore do equilíbrio nenhum paciente atingiu nota máxima de 14 pontos, bem como na pontuação máxima do escore final do protocolo (226 pontos). Conclusão: o protocolo de Fugl – Meyer é um instrumento de fácil e rápida aplicação, que possibilita avaliar a mobilidade, dor, sensibilidade, função motora e equilíbrio de pessoas pós AVE e neste estudo, todos os voluntários apresentaram comprometimento sensório motor, (com exceção do paciente E que não apresentou alteração da sensibilidade), levando a limitações das capacidades funcionais.
Descrição
Palavras-chave
Acidente Vascular Encefálico; Fisioterapia; Fugl – Meyer
Citação
CAPPELARI, Márcia Maria. Avaliação do comprometimento sensório motor de pacientes com diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico (AVE) atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIVATES. 2014. Monografia (Graduação em Fisioterapia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 mar. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/439.
Coleções