Determinação de benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos em águas subterrâneas coletadas próximas a postos de combustível

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-05-28
Orientador
Oliveira, Eniz Conceição De
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A contaminação das águas subterrâneas por derramamento de combustíveis, como a gasolina, talvez seja um dos principais problemas provocados pelo fenômeno de poluição ambiental, e tem causado bastante preocupação, devido à grande variedade de compostos tóxicos e carcinogênicos encontrados nos derivados de petróleo. Dentre os compostos encontrados estão os BTEX, abreviatura de benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos. Os níveis máximos de BTEX em água para consumo humano são estabelecidos pela Portaria 518/2004 em partes por bilhão (traços). Perante esta constatação a avaliação e quantificação de BTEX em água é muito importante. Este trabalho tem como objetivo a quantificação destes compostos em águas subterrâneas coletadas próximas a postos de combustível com a utilização de uma metodologia analítica que faz uso de microextração em fase sólida em headspace (MEFS-HS), com quantificação por cromatografia gasosa com detector de ionização em chama (CG-DIC). Através dos resultados obtidos observou-se que as concentrações de benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos encontrados nas amostras estão muito acima do valor estabelecido pela Portaria 518 (2004), com excessão de uma amostra, que apresentou baixas concentrações dos compostos analisados.
Descrição
Palavras-chave
Contaminação de água; BTEX; MEFS-HS; CG-DIC
Citação
FENSTERSEIFER, Marli Luiza Accadrolli. Determinação de benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos em águas subterrâneas coletadas próximas a postos de combustível. 2014. Monografia (Graduação em Química Industrial) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 maio 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/471.
Licença