Dificuldades de trabalhadoras de uma empresa calçadista na realização do exame preventivo de colo de útero

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-05-28
Orientador
Costa, Arlete Eli Kunz Da
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O câncer de colo de útero é o segundo mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama. É a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Através do exame preventivo de colo de útero, conhecido como exame citopatológico, as alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente, por isso é importante a sua realização periódica. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, que foi realizada em uma empresa, localizada em um município do interior do Rio Grande do Sul, no Vale do Taquari. As participantes da pesquisa foram 12 mulheres trabalhadoras de uma empresa calçadista de pequeno porte. O objetivo foi conhecer as dificuldades que essas mulheres encontram para a realização do exame preventivo de colo de útero. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, contendo cinco questões para caracterização das informantes e seis questões que contemplaram o objetivo da pesquisa. A análise dos dados permitiu a obtenção de categorias. Concluiu-se a necessidade de profissionais da saúde investirem em ações educativas na equipe de saúde, ao qual o município deve oferecer horários diferenciados para o acesso ao serviço, facilitando autocuidado entre as mulheres e maior atenção por parte da empresa em relação ao exame de prevenção do câncer de colo uterino, ajudando assim a reduzir a morbimortalidade. Considerando a importância do diagnóstico precoce do tratamento para a neoplasia de colo de útero, buscou-se com esta pesquisa ajudar a conscientização da empresa e reestruturação do serviço de saúde.
Descrição
Palavras-chave
Câncer colo uterino; Saúde da mulher; Cuidados de enfermagem; Neoplasia de colo uterino; Prevenção do câncer de colo uterino
Citação
NEITZKE, Alana. Dificuldades de trabalhadoras de uma empresa calçadista na realização do exame preventivo de colo de útero. 2014. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 maio 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/478.
Coleções