Análise do impacto da implantação de um grupo de pais na unidade de tratamento intensivo neonatal de um hospital do interior do RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-06-05
Orientador
Carreno, Ioná
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A situação critica vivenciada pelo recém-nascido de risco é geradora de grande estresse na família, especialmente nos pais, sendo intensificado pelo próprio ambiente físico da unidade de terapia intensiva neonatal, pela insuficiência de informação. Promovendo um desequilíbrio emocional do bebê e de seus pais. Com a internação os pais podem criar fantasias ameaçadoras em torno das diferentes situações que envolve o termo unidade de tratamento intensivo. Após a implantação de um grupo de pais na unidade de tratamento intensivo neonatal de um hospital do interior do RS foi realizado a análise do seu impacto. Onde a pesquisa foi de campo, do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Foram entrevistadas individualmente 7 mães de crianças internadas na unidade. Após análise e a comparação dos dados foi evidenciado que a experiência da mãe ao participar do Grupo de Pais gira em torno da necessidade de informação das mesmas sobre a doença e o estado de saúde de seus filhos. Desta forma concluímos que o grupo de pais veio ao encontro de saciar as mães em busca de informação, refletir os anseios e desejos, mostrando que no grupo elas adquirem as informações que consideram acerca de seus filhos.
Descrição
Palavras-chave
Unidade de terapia intensiva neonatal; Humanização; Grupo de pais
Citação
GARCIA, Marinalda Gisele. Análise do impacto da implantação de um grupo de pais na unidade de tratamento intensivo neonatal de um hospital do interior do RS. 2014. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jun. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/479.
Coleções