Estudo do desenvolvimento de drivers de dispositivos USB para o sistema operacional Linux

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-08-13
Orientador
Diemer, Maglan Cristiano
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este documento tem o objetivo principal de ser uma referência sobre o desenvolvimento de gerenciadores de dispositivos USB para o kernel do sistema operacional Linux. O trabalho traz uma breve introdução sobre a interface USB e suas vantagens e aborda de forma detalhada os diversos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de gerenciadores de dispositivos USB no ambiente Linux. Como estudo de caso, apresenta-se o código fonte do módulo xpad, um dos gerenciadores de dispositivos do tipo joystick USB do kernel, com o objetivo de explicar, através de um exemplo prático real, todos passos envolvidos no desenvolvimento deste driver.
Descrição
Palavras-chave
Linux; Kernel; Módulos; Drivers; USB; Gerenciadores de dispositivos; Xpad; Joystick; Human Interface Devices; Subsistema Input; USB core
Citação
SCHMIDT, Alexandre Heitor. Estudo do desenvolvimento de drivers de dispositivos USB para o sistema operacional Linux. 2014. Monografia (Graduação em Engenharia da Computação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 ago. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/529.
Licença