Estudo das enteroparasitoses correlacionando as condições sócio-econômicas e sanitárias de crianças que freqüentam escolas de educação infantil públicas e privadas do município de Lajeado- RS

Imagem em miniatura
Data
2014-09-02
Orientador
Weidlich, Luciana
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Estudos populacionais em diferentes regiões do Brasil mostram freqüências diversas na ocorrência de parasitoses, que geralmente variam de acordo com as condições sócio-econômicas e sanitárias, principalmente em paises subdesenvolvidos. Foi realizado um estudo transversal com investigação parasitológica em 10% das crianças de 1 a 6 anos que freqüentam escolas púbicas e privadas em Lajeado (236 crianças), no período de agosto de 2007 a maio de 2008, das quais foram analisadas amostras de fezes utilizando a técnica de sedimentação por centrifugação. Este trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência de enteroparasitoses nesta população, correlacionando com as condições sócio-econômicas e sanitárias das famílias. Obteve-se um índice de 7% de positividade representando um total de 17 amostras positivas, sendo que 55% destas foram de crianças de escolas públicas e 45% de escolas privadas. Os parasitos mais prevalentes foram Giardia lamblia (64,6%), Ascaris lumbricoides (11.7%), Trichuris trichiuria (11,7%), Entamoeba coli (6%) e Endolimax nana (6%). As conseqüências trazidas por essas doenças incluem a diminuição do desenvolvimento físico e do aproveitamento escolar em crianças, o agravamento de quadros de desnutrição, diarréia, má absorção da alimentação e anemias.
Descrição
Palavras-chave
Enteroparasitoses; Crianças; Condições sanitárias; Condições sócio-econômicas
Citação
SILVEIRA, Noelí Fátima. Estudo das enteroparasitoses correlacionando as condições sócio-econômicas e sanitárias de crianças que freqüentam escolas de educação infantil públicas e privadas do município de Lajeado- RS. 2014. Monografia (Graduação em Farmácia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 set. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/558.
Licença
Coleções