Avaliação da degradação da cafeína em amostras de água usando espectrofotometria após tratamento com processos oxidativos avançados

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2015-02-20
Orientador
Hoehne, Lucélia
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A qualidade das águas brutas de mananciais tem se revelado uma grande preocupação atualmente, já que estas são utilizadas como fonte de abastecimento para a população. Técnicas convencionais de tratamento de água se mostram ineficientes na remoção de contaminantes conhecidos como micropoluentes emergentes. Essas substâncias são associadas a esgotos e são classificados como fármacos, produtos de cuidados pessoal e desreguladores endócrinos. Dentre as substâncias citadas o fármaco cafeína está inserido e é muito utilizado em alimentos, bebidas e condimentos demonstrando ser um indicador potencial de contaminação de águas por esgoto doméstico associado a micropoluentes. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a degradação da cafeína em amostras de águas, após a aplicação de processos oxidativos avançados. Para detecção da cafeína em água se utilizou o método espectrofotométrico e prévia extração da cafeína com clorofórmio e para o tratamento foram testados os processos oxidativos avançados Fenton, fotólise de peróxido de hidrogênio de peróxido de hidrogênio e foto-fenton. Na realização dos experimentos de fotólise de peróxido de hidrogênio e foto-fenton foi utilizado o planejamento fatorial 23 tendo como variáveis a concentração de ferro, peróxido de hidrogênio e o tempo de exposição à radiação UV e mantendo fixos os componentes como pH, concentração da cafeína, e a potência da lâmpada UV e para o teste Fenton foram simuladas duas situações variando as concentrações de ferro e peróxido de hidrogênio. Após a aplicação dos testes com os processos oxidativos avançados foi avaliada a melhor condição de tratamento, que foi a fotólise de peróxido de hidrogênio de peróxido de hidrogênio utilizando 68 mg/L de peróxido de hidrogênio e 5 minutos de exposição a radiação UV, que resultou em 100% de degradação da cafeína.
Descrição
Palavras-chave
Cafeína; Processos oxidativos avançados; Planejamento fatorial; Qualidade das águas
Citação
MAFIOLETI, Joseane Parizzi. Avaliação da degradação da cafeína em amostras de água usando espectrofotometria após tratamento com processos oxidativos avançados. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 fev. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/632.