Proposta de um sistema especialista para diagnóstico de fase de Ciclo de Vida Organizacional (cvo) em micro e pequenas empresas

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2015-02-26
Orientador
Rosário, Cláudio Roberto Do
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho trata de uma proposta de aplicação de um sistema especialista (SE) com a finalidade de realizar diagnóstico de fases através de análises e métricas baseadas em modelos evolucionários de CVO (Ciclos de Vida Organizacionais), o que visa ser aplicado em micro e pequenas empresas. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, além de uma análise comparativa entre os principais modelos de CVO, com o objetivo de escolher o modelo mais adequado e que contenha métricas capazes de serem modeladas em sistemas especialistas probabilísticos e não probabilísticos. Para a modelagem foi escolhido o modelo de Churchil e Lewis (1983), por ele ser o mais adequado às micro e pequenas empresas e ainda por apresentar métricas que possam ser modeladas em um SE. Para aplicar a base de conhecimento extraída do modelo escolhido, foram utilizados os softwares Netica e Expert SINTA (probabilístico e não probabilístico). Por fim, foi aplicado um questionário para obter dados de empresas reais e utiliza-los como entradas para os dois softwares, como resultado obteve-se respostas consistentes de ambos, comprovando a funcionalidade do sistema proposto.
Descrição
Palavras-chave
Sistemas especialistas; Ciclos de Vida Organizacionais; Micro e pequenas empresas; Diagnóstico
Citação
ROSSETTO, Augusto Luis Benvenutti. Proposta de um sistema especialista para diagnóstico de fase de Ciclo de Vida Organizacional (cvo) em micro e pequenas empresas. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 fev. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/645.