Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/768
Title: Percepção sobre os estilos de liderança e seus possíveis impactos sobre a produtividade: um estudo aplicado na metalúrgica Hassmann S/A
Authors: Hassmann, Letícia
Keywords: Patrimônio humano;Estilos de liderança;Produtividade
Date of Defense: Nov-2014
Issue Date: 5-Jun-2015
Citation: HASSMANN, Letícia. "Percepção sobre os estilos de liderança e seus possíveis impactos sobre a produtividade: um estudo aplicado na metalúrgica Hassmann S/A". 2014. Monografia (Graduação em Administração) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/768>.
Abstract: Nas organizações, o patrimônio humano tem sido cada vez mais demandado, uma vez que as transformações econômicas, sociais e tecnológicas se tornam cada vez mais frequentes. Assim as pessoas se tornam indispensáveis para que a empresa alcance seus objetivos. Para tanto, essas pessoas precisam estar dispostas a contribuir e a se comprometer com a organização, e neste importante e contínuo processo a figura do líder torna-se vital. Sua eficácia pode ser medida através da capacidade que tem de motivar seus liderados através dos mais variados estilos de liderança. O objetivo principal deste estudo foi relacionar os estilos de liderança encontrados nas estamparias da Metalúrgica Hassmann S/A, com os índices de produtividade existentes. Para isso, buscou-se identificar os estilos de liderança dos responsáveis de cada um dos setores de estamparia, comparar as opiniões de líderes e subordinados coletadas através do questionário e entrevista em profundidade, bem como verificar qual a relação entre liderança e produtividade, e por fim, elaborar propostas de melhorias para a organização através dos resultados encontrados. Esta pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva por ter utilizado a entrevista em profundidade e o questionário para a coleta de dados, tendo sido analisada de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados sugerem que o estilo de liderança não é o único fator responsável pelo desempenho da produtividade. Soma-se ao fator liderança outros componentes como, por exemplo, no caso da Hassmann, o setup, a maior causa para a baixa produtividade, o próprio comprometimento dos funcionários para com o trabalho, a utilização de equipamentos de trabalho adequados, boa remuneração e, por fim, o reconhecimento.
URI: http://hdl.handle.net/10737/768
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014LeticiaHassmann.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons