Carregando...
ISSN
Título do Volume
Resumo
Os fungos desempenham um importante papel na natureza como decompositores de matéria orgânica, além disso, são excelentes produtores de enzimas, comumente utilizadas por indústrias para produção de medicamentos, bebidas, alimentos e controle biológico. Assim este trabalho teve como objetivo avaliar cinco metodologias diferentes, sendo três metodologias de lipases, uma de protease e uma de quitinase para avaliação de produção enzimática com quatro gêneros de fungos provenientes do solo do Bioma Pampa, Acremoniun sp., Aspergillus sp., Fusarium sp. e Penicillium sp. Os experimentos desse trabalho foram realizados no Laboratório de Microbiologia Didático da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, RS. De acordo com as metodologias empregadas para avaliação enzimática, os meios de cultura foram preparados e distribuídos em placas de Petri. Logo após a solidificação dos meios, os isolados fúngicos foram inoculados em quatro pontos das placas e incubados em estufa a temperatura de 25C° a 30C° por um período de 3 a 10 dias, conforme a metodologia para avaliação da formação de halos de degradação ou precipitação em torno das colônias. Todos os quatro gêneros de fungos produziram uma ou mais das três enzimas testadas, lipase, protease ou quitinase. Acremonium sp. apresentou resultados positivos para as três metodologias de lipase e para metodologia de protease, Aspergillus sp. apresentou resultado positivo somente para uma das metodologias de lipase, Fusarium sp. apresentou positividade somente para a metodologia protease, Penicillium sp. apresentou resultados positivos para as três metodologias de lipase e para metodologia de quitinase. Concluiu-se que os fungos Acremonium sp. e Penicillium sp. foram os dois gêneros que mais apresentaram atividade enzimática nas metodologias avaliadas.

Fungi play an important role in the nature as decomposers of organic matter, besides they are excellent enzyme producers and are commonly used to produce medicine, drinks, food and biological control. This study aims to test five different methodologies, three being lipase methodologies, one being a protease and one being a quitinase methodology for evaluating the enzymatic production of four genus of fungi from the soil of the Pampa Biome, Acremoniun sp., Aspergillus sp., Fusarium sp. e Penicillium sp.. The experiments of this study were performed in the Didactic Laboratory of Microbiology of the University of the Taquari Valley, Univates, Lajeado, RS. According to the applied methodologies for enzymatic evaluation the culture medium were prepared and distributed in petri dishes. After the solidification of the medium the isolated fungi were inoculated in four posts of the dishes and incubated in oven in 25oC to 30oC for 3 to 10 days, according to the methodology for evaluation of the formation of degradation or precipitation halo around the colonies. All the four genus produced one or more of the three tested enzymes, lipase, protease or quitinase. Acremonium sp. showed positive results for the three lipase methodologies and for the protease methodology, Aspergillus sp. was positive only for the lipase methodology 2, Fusarium sp. was positive only for the protease methodology, Penicillium sp. was positive for the three lipase methodologies and the quitinase methodology. The conclusion was that the genus Acremonium sp. and Penicillium sp. were the ones that showed the most enzymatic activity.
Acremonium; Enzimas; Fungos Filamentosos; Penicilliu
Citação
VARREIRA, Joice Da Silva. Avaliação de atividades enzimaticas, lipase, protease e quitinase de fungos provenientes de solo do Bioma Pampa. 2018. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2382.