PET AFFECTION: UM APLICATIVO DE AJUDA PARA OS TUTORES DE PETS

ISSN
Título do Volume
Resumo
Este trabalho apresenta o Pet Affection como uma solução inovadora para auxiliar animais abandonados, integrando tecnologia e preocupação com o bem-estar animal. Desenvolvido como parte do Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Software na Universidade do Vale do Taquari - Univates, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa para compreender a interação dos usuários com o aplicativo. Utilizando métodos como entrevistas e observação participante, a pesquisa identificou lacunas em soluções existentes, definiu requisitos cruciais para o Pet Affection e considerou normativas e estudos relevantes. A metodologia descritiva foi empregada para validar o aplicativo, utilizando métricas específicas para avaliar sua eficácia. Este estudo contribui significativamente para a engenharia de software aplicada ao bem-estar animal, fornecendo diretrizes claras para o desenvolvimento de uma ferramenta eficiente na abordagem da problemática dos animais em situações de vulnerabilidade nas ruas, incorporando práticas modernas como geolocalização e inteligência artificial.

This work introduces Pet Affection as an innovative solution to assist abandoned animals, integrating technology and concern for animal welfare. Developed as part of the Software Engineering Final Project at the University of Vale do Taquari - Univates, the research adopted a qualitative approach to understand user interaction with the application. Employing methods such as interviews and participant observation, the study identified gaps in existing solutions, defined crucial requirements for Pet Affection, and considered relevant regulations and studies. Descriptive methodology was employed to validate the application, using specific metrics to assess its effectiveness. This study significantly contributes to software engineering applied to animal welfare, providing clear guidelines for the development of an efficient tool in addressing the challenges faced by animals in vulnerable situations on the streets, incorporating modern practices such as geolocation and artificial intelligence.
Palavras-chave
Pet Affection; animais abandonados; tecnologia; engenharia de software; abandoned animals; technology; software engineering
Citação
CAMPOS, João Henrique Nunes de. PET AFFECTION: UM APLICATIVO DE AJUDA PARA OS TUTORES DE PETS. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4275.