Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Objetivo: A análise de receituários no Sistema Único de Saúde (SUS) é essencial para avaliar a qualidade das prescrições médicas. Realizada por farmacêuticos, essa análise considera diretrizes clínicas e políticas de saúde do SUS, o objetivo deste estudo foi de realizar uma revisão para avaliar o impacto dos receituários médicos oriundos de um Ambulatório de Especialidades Médicas no acesso aos medicamentos via SUS. Métodos: Foi feita uma pesquisa do tipo exploratória quantitativo com o objetivo de analisar as prescrições médicas em quantidade de medicamentos prescritos no atendimento, quantidade prescrita pela DCB, quantidade prescrita da REMUME, e qual o tipo de inconformidade encontrada (tipo de receituário inadequado, medicamento não prescrito pela DCB, concentração/dosagem incorreta ou inexistente e ausência/erro de posologia) em um Ambulatório de Especialidades Médicas no Vale do Taquari - Rio Grande do Sul. As prescrições médicas avaliadas foram do município de Lajeado/RS, dentro do período de julho de 2022 a dezembro de 2022. Resultados: Foram avaliadas 2.343 prescrições médicas, em um total de 2.490 atendimentos realizados no Ambulatório de Especialidades Médicas da Univates, no período entre Julho a Dezembro de 2022. No período avaliado foram prescritos 5.692 medicamentos, tendo uma quantidade média de 2,43% de medicamentos por prescrição. Dos 5.692 medicamentos prescritos, 5.458 foram prescritos pela DCB, o equivalente a 95% das prescrições. Em relação aos medicamentos prescritos nos atendimentos, 4.285 fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) do município de Lajeado, correspondendo a 75%. A análise dos receituários revelou um panorama geral positivo, mas também identificou áreas específicas que requerem atenção, especialmente no que diz respeito à prescrição de medicamentos fora da DCB. Conclusão: Com base na análise apresentada, é possível concluir que as prescrições devem ser meticulosamente elaboradas, aderindo aos requisitos legais. Isso promoverá uma dispensação segura ao paciente, contribuindo para a efetividade do sistema de saúde, assegurando eficiência econômica e, por conseguinte, elevando a qualidade dos serviços de saúde.

Objective: The analysis of prescriptions within the Brazilian Unified Health System (SUS) is essential for evaluating the quality of medical prescriptions. Conducted by pharmacists, this analysis takes into account clinical guidelines and health policies of SUS. The aim of this study was to conduct a review to assess the impact of medical prescriptions from a Specialized Outpatient Clinic on access to medications via SUS. Methods: An exploratory quantitative research was conducted to analyze medical prescriptions in terms of the quantity of prescribed medications, the quantity prescribed by the Brazilian National Formulary (DCB), the quantity prescribed by the Municipal Essential Medicines List (REMUME), and the type of non-compliance found (inappropriate prescription type, medication not prescribed by the DCB, incorrect or missing concentration/dosage, and absence/error of dosage instructions). The medical prescriptions evaluated were from the city of Lajeado/RS, within the period from July 2022 to December 2022. Results: A total of 2,343 medical prescriptions were evaluated, corresponding to 2,490 appointments at the Specialized Outpatient Clinic of Univates between July and December 2022. During this period, 5,692 medications were prescribed, with an average of 2.43% medications per prescription. Of the 5,692 prescribed medications, 5,458 were prescribed by the DCB, representing 95% of the prescriptions. Regarding the medications prescribed during the appointments, 4,285 were part of the Municipal Essential Medicines List (REMUME) of Lajeado, accounting for 75%. The analysis of prescriptions revealed an overall positive picture but also identified specific areas that require attention, particularly concerning the prescription of medications outside the DCB. Conclusion: Based on the presented analysis, it can be concluded that prescriptions should be meticulously crafted, adhering to legal requirements. This will promote safe dispensing to patients, contributing to the effectiveness of the healthcare system, ensuring economic efficiency, and consequently, enhancing the quality of healthcare services.
Palavras-chave
Medicamentos; Acesso à medicamentos; Receituários; Prescrições; Medications; Access to Medications; Prescriptions; Prescriptions
Citação
WERNER, Gabriela Immich. ANÁLISE DOS RECEITUÁRIOS: UMA PERSPECTIVA AO ACESSO DOS MEDICAMENTOS PRESCRITOS NO AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS DA UNIVATES. 2023. Monografia (Graduação) – Curso de Farmácia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 01 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4007.
Coleções