Univates

5 motivos para fazer uma licenciatura

5 fev 2024 Leitura: 8 min

5 motivos para fazer uma licenciatura
Descubra boas razões para investir na carreira de professor e contribuir para o futuro da educação

Cinco motivos para fazer uma licenciatura. A escolha de se tornar professor é uma decisão que vai muito além do desejo de transmitir conhecimento. A carreira oferece inúmeras vantagens e oportunidades, não apenas para o desenvolvimento pessoal, mas também para a sociedade como um todo. Se você está refletindo sobre qual caminho profissional seguir, leia o post de hoje e confira ótimas razões para atuar em sala de aula! 👩‍🏫✏️
Como mudar o mundo com 10 pequenas atitudes

Contribuição para a sociedade

Optar por uma licenciatura significa escolher uma carreira que tem um impacto direto na sociedade. Como professor, você irá ajudar a formar futuras gerações, moldando mentes e contribuindo para o desenvolvimento intelectual e emocional dos seus alunos

Além disso, ao compartilhar conhecimentos e habilidades, você estará auxiliando na construção de uma comunidade mais informada e capacitada.

Desenvolvimento pessoal e profissional

Um dos motivos que faz muita gente ingressar em um curso de licenciatura é a busca por desenvolvimento pessoal e profissional. A educação desempenha um papel fundamental em nosso crescimento individual, desenvolvendo, além de conhecimentos técnicos, competências interpessoais e habilidades para a vida.

Assim, se você se tornar professor, terá a chance de ampliar sua visão de mundo, envolvendo-se em um processo contínuo de aprendizado e aprimoramento.

Desafios constantes

O dia a dia de um professor é dinâmico e desafiador, repleto de situações que demandam habilidades diversas e resiliência. Não pense, no entanto, que isso é algo ruim. Pelo contrário: a variedade de desafios é justamente o que torna a profissão tão enriquecedora e significativa.

Em sala de aula, os educadores aprendem a, por exemplo, exercitar a empatia, inovar constantemente, aprimorar a comunicação e, é claro, superar suas próprias dificuldades. Se você precisa de bons motivos para ingressar em uma licenciatura, esse talvez seja o melhor deles!

Promoção da diversidade e inclusão

A licenciatura oferece a chance de ajudar a promover a diversidade e a inclusão. Então, como professor, você terá a oportunidade de criar um ambiente de aprendizagem que celebra as diferenças culturais, étnicas e sociais. Dessa forma, poderá fazer com que os alunos se sintam valorizados e aceitos, independentemente de suas origens.

Pensar que existe uma profissão que contribui para a construção de um mundo mais justo, onde cada pessoa é reconhecida e respeitada por suas singularidades, deixa o coração quentinho, não é?

Paixão pela educação e impacto duradouro

Como mencionamos no início deste post, a escolha de se tornar professor é uma decisão que vai muito além do desejo de transmitir conhecimento. Por isso, um dos principais motivos que levam alguém a ingressar em uma licenciatura é a paixão pela educação e a vontade de impactar positivamente a vida dos indivíduos.

O legal é que esse amor pelo processo educacional tem o poder de ultrapassar as barreiras da sala de aula, influenciando mudanças significativas e duradouras na trajetória individual das pessoas.

Com que licenciatura eu vou?

Na Univates, oferecemos uma variedade de cursos de licenciatura que proporcionam uma formação sólida e abrangente para quem deseja seguir a carreira de professor. Confira nossas opções e escolha aquela que tem mais a ver com seus interesses:

• Ciências Biológicas: o curso vai preparar você para lecionar Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Além disso, depois de formado, você também poderá atuar em atividades de educação ambiental em projetos e pesquisas, prestar consultorias e realizar outros serviços na área pedagógica.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Ciências Biológicas – licenciatura?

• História: o curso vai preparar você para lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio. No decorrer da licenciatura, você irá aprender como articular informação e teoria de forma crítica na atividade docente e na pesquisa. Assim, entenderá como relacionar conceitos fundamentais da sua área com os da educação na construção de propostas de ensino e aprendizagem.

Em que posso trabalhar depois de formado no curso de História – licenciatura?

• Letras (Português ou Português – Inglês): o curso vai preparar você para compreender o funcionamento da língua e os processos de aquisição da linguagem e suas interações com as manifestações culturais.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Letras – licenciatura?
Como se tornar um professor de inglês?

• Pedagogia: o curso vai preparar você para lecionar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Curso Normal (magistério), além de também capacitá-lo para realizar a gestão escolar e atividades educacionais em espaços não escolares. Por meio do pensamento, de experimentações e da invenção, você será estimulado a reinventar o ofício docente.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Pedagogia – licenciatura?
Como a faculdade de Pedagogia pode qualificar sua carreira?

Fim💙

Escolher a licenciatura é abraçar uma jornada repleta de significado e impacto. À medida que mergulhamos nos estudos e nos desafios que a educação nos apresenta, moldamos nosso conhecimento, nossa visão de mundo e nosso papel na sociedade. Que o seu curso seja o ponto de partida para uma vida inteira de inspiração, aprendizado contínuo e descobertas incríveis! 📚💙

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades