Estudos Explore

6 Diferenças Entre Graduação Presencial E Graduação EAD

7 jul 2022

Antes de iniciar uma graduação, muitas pessoas se perguntam a respeito de qual modalidade é a melhor: Presencial ou EAD.

A resposta é que nenhuma delas é melhor que a outra, apenas atendem a diferentes demandas e cabe a você definir qual delas combina mais com seus objetivos.

Por isso, vou ajudar a esclarecer os principais pontos a serem observados e apontar algumas diferenças entre as modalidades. Vamos lá?

Foto: Elise Bozzetto

1. Autonomia na gestão do tempo ⏱️

Este é um ponto crucial a ser analisado, pois cada pessoa se comporta de maneira diferente no que diz respeito à autonomia nos estudos e gestão do tempo.

Enquanto a graduação presencial possui horários de aulas definidas pontualmente, a graduação EAD oferece uma flexibilidade de horários bem maior, já que as aulas e as atividades podem ser realizadas em qualquer dia e horário, conforme a disponibilidade do aluno.

A flexibilidade oferecida pelo ensino a distância pode ser positiva para quem possui compromissos que não se conciliam com o horário das aulas presenciais e precisa de autonomia para administrar seu tempo. Já outros alunos costumam não se adaptar a essa modalidade e sentem a necessidade de frequentar as aulas presenciais, com horários fixos.

2. Contato com colegas e professores 👥

A graduação presencial oferece o diferencial de estabelecer relações mais próximas entre professores e alunos, gerando trocas de ideias extremamente ricas e fundamentais para a formação acadêmica, além de propiciar um ambiente de networking que faz muita diferença no mercado de trabalho.

Na graduação EAD, a troca também existe! Por meio de bate-papos ou conversas nas videoaulas, os estudantes podem interagir entre si e com o professor, mas pode ser menos próxima em razão de ser por uma câmera ou troca de mensagens de textos.

3. Validade dos diplomas 🎓

Se você está pensando que pode haver diferença entre os diplomas de quem cursa uma graduação a distância ou presencial, você está enganado!

A forma de estudar pode até ser diferente em alguns aspectos, mas tanto o diploma de uma graduação presencial quanto o de EAD possuem a mesma validade. Inclusive, no diploma aparecerá o seu grau de especialização na área, mas não constará o método utilizado para consegui-lo.

4. Regulamentação especial de algumas profissões 📌

Alguns cursos são restritos ao ensino presencial, pois entende-se que possuem a necessidade de aulas práticas e vivências presenciais.

Por exemplo, os cursos da área da saúde (Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia…) existem apenas na modalidade presencial, para garantir não apenas a formação técnica dos profissionais, mas também o devido preparo para cuidar da vida de outras pessoas.

5. Utilização de laboratórios e infraestrutura imersiva 💡

Um grande diferencial da graduação presencial é a realização de aulas em laboratórios, salas temáticas e infraestrutura voltada para atender às demandas práticas do curso. Por isso, um ponto essencial a analisar é o quanto essa estrutura faria diferença na sua formação acadêmica e profissional.

➡️ Aqui na Univates, os estudantes da graduação EAD também podem utilizar os espaços físicos da universidade para estudo, apesar de as aulas serem ministradas de maneira virtual.

6. Diferença de valores 💸

Um dos principais pontos que diferencia as duas modalidades é o valor das mensalidades.

A graduação EAD atende a uma turma maior de alunos e não necessita de uma estrutura física. Por isso, acaba se tornando muito mais barata e acessível em comparação com a graduação presencial, que conta com uma infraestrutura maior e, por isso, o investimento é mais alto.

E aí, já decidiu qual a melhor modalidade para você? Espero ter ajudado! 😊

Confira os cursos de graduação presencial da Univates.

Confira os cursos de graduação EAD da Univates.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades