Comunicação e Economia Criativa Estudos Explore

9 livros de design para você curtir

9 maio 2022

Fomos atrás do coordenador do curso de Design da Univates, professor Rodrigo Brod, e de diplomados e alunos para dar dicas de livros da área. São exemplares que exploram trabalhos legais, incentivam a criatividade e contribuem para a aquisição de conhecimento. O melhor é que todas as obras podem ser retiradas na Biblioteca da Univates. Ficou curioso? Venha conferir as sugestões do pessoal:

1) Morte aos papagaios – Gustavo Piqueira

Gustavo Piqueira já esteve na Univates para uma aula inaugural do curso de Design e, segundo Brod, é um dos designers gráficos mais incríveis do Brasil. Este é um dos seus primeiros livros, direcionado a estudantes de Design e iniciantes na área. Mas na verdade não fala bem sobre design. Ou será que fala? Só lendo para saber.

2) Design: história, teoria e prática do design de produtos – Bernhard Bürdek

Essencial para quem quer compreender como o design evoluiu tecnológica e culturalmenteLeitura acessível até mesmo para quem não é da área, com ilustrações muito legais e ótimos exemplos. 🙂

(Foto: Divulgação)

3) Linha do tempo do design gráfico no Brasil – Chico Homem de Melo e Elaine Ramos

Segundo o professor, esse é um belíssimo livro e uma belíssima curadoria dos autores sobre a história do design gráfico brasileiro. “Para ver a riqueza do nosso design e deixar um pouco o Pinterest de lado”, provoca Brod.

4) Logo design – Taschen

Este não é um livro teórico, mas uma “biblioteca” com as melhores referências. Para se perder nas páginas! Na Biblioteca da Univates há as edições 1, 2 e 3, além de livros de temática semelhante, como o Los Logos.

5) 1000 extra/ordinary objects – Taschen

Na mesma linha do Logo Design, mas com objetos. Imperdível!

6) Visual harmony: proportion in graphic design – SendPoints

Design é expressão, mas também está intimamente relacionado com harmonia e proporções. Este livro trata disso e, olha que máximo, tem dois trabalhos feitos pelo estúdio do coordenador do curso de Design da Univates!

(Foto: Divulgação)

7) Materiologia: o guia criativo de materiais e tecnologias – Daniel Kula e Eloide Ternaux

Você é curioso e quer saber como e de que os produtos são feitos? Então esse livro é para você! Um guia fácil e intuitivo para entender materiais e tecnologias.

(Foto: Divulgação)

8) Psicodinâmica das cores em comunicação – Modesto Farina, Clotilde Perez e Dorinho Bastos

O que seria do azul se todos gostassem do amarelo? Entender como as cores influenciam percepções e emoções é essencial para qualquer designer

(Foto: Divulgação)

9) Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes – Ellen Lupton

Um livro para apaixonados (e para quem quer se apaixonar) por tipografia. Ellen Lupton é referência mundial na área e sua obra é utilizada por cursos de Design no mundo todo.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades