Univates
1 / 3

entregamos à sociedade designers aptos a desenhar a realidade com sensibilidade e percepção do seu papel no mundo.

Acreditamos no Design como ferramenta para criar um mundo melhor,

por meio de relações humanas significativas e projetos interdisciplinares para solucionar desafios complexos e reais,

Aula+, a nova graduação da Univates

1 / 8

Inovação na articulação entre teoria e prática. Os estudantes interagem com outras áreas e participam ainda mais da construção do conhecimento.

Hands on

1 / 9

Disciplinas com “mão na massa” de verdade: desenho, ilustração, serigrafia, marcenaria e prática de software.

Estúdio de Criação

1 / 9

Componente curricular que integra os cursos da Economia Criativa e possibilita o desenvolvimento de projetos temáticos e a entrega de produtos e soluções reais para a comunidade.

Ecossistema Design Univates

1 / 9

Estudantes têm acesso a uma rede de contatos com diplomados, professores e profissionais que atuam na região e em outras localidades, inclusive fora do Brasil. O ecossistema Design Univates possibilita a atuação como estagiário ou freelancer desde o início da graduação.

Laboratório da Economia Criativa

1 / 9

Integração com o Parque Científico e Tecnológico (Tecnovates), por meio do Laboratório da Tecnologia Criativa. O Fab Lab, montado sob a supervisão da coordenação do curso de Design, conta com equipamentos de ponta para desenvolvimento de projetos e prototipagem.

Empregabilidade 90+

1 / 9

Empregabilidade superior a 90% e alto índice de oportunidades de trabalho durante o curso, segundo pesquisas institucionais realizadas em 2017 e 2019.

Motor criativo da Instituição

1 / 9

Estudantes e diplomados do curso fazem parte do motor criativo da Instituição e podem atuar em áreas estratégicas, como o setor de Marketing e Comunicação e o Núcleo de Educação a Distância.

Reconhecimento nacional e internacional

1 / 9

Professores reconhecidos pela sua atuação acadêmica e profissional, tanto no Brasil quanto no exterior. A proximidade entre professor e estudante cria relações significativas, com diálogo aberto e trocas de conhecimento que vão muito além da sala de aula.

Amor para mudar as coisas

1 / 9

Proposta curricular e pedagógica que dialoga com os principais problemas da sociedade, buscando resultados e impacto social a partir do Design e despertando o amor por mudar as coisas.

Conheça o curso

Onde você vai aprender

Os cursos da Univates contam com moderna estrutura de laboratórios, salas de aula temáticas, ateliers e outros ambientes especiais equipados com recursos tecnológicos, que permitem aos estudantes inúmeras experiências práticas e de aprendizagem. São mais de 200 laboratórios, museus e salas especiais à disposição dos estudantes e professores.

Atelier de Desenho e Representação Gráfica

Atelier de Desenho e Expressão Gráfica - Sala com 25 mesas de desenho com régua paralela, retroiluminadas, datashow fixo e quadro mural de cortiça para afixação de trabalhos.

Estúdio de Criação

Espaço destinado aos projetos interdisciplinares do componente curricular Estúdio de Criação, no qual são desenvolvidas atividades dos cursos da Economia Criativa (Design, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), com interação com a sociedade, empresas e o mercado de trabalho.

Laboratório Apple/Adobe de Computação Gráfica

Laboratório com 25 computadores Apple iMac disponibilizado com os softwares do pacote Adobe Creative Cloud, programas padrão da indústria do design.

Laboratório da Tecnologia Criativa

Laboratório de Tecnologia Criativa para prototipagem e desenvolvimento de multimídia. Disponibiliza equipamentos de impressão 3D, corte e gravação a laser, scanner 3D, impressão 3D (inclusive colorida), impressão em jato de tinta e moldagem em vacuum forming.

Laboratório de Desenvolvimento de Produto (LADEP)

Proporciona aos alunos a condição de exercer atividades práticas como produção de maquetes, modelos, ferramentas e produtos diversos, por meio da utilização dos diversos equipamentos, ferramentas e máquinas que disponibiliza.

Laboratório de Imagem e Forma

Espaço-modelo voltado para impressões por meio do processo de silk screen, equipado com gravadora de matrizes a vácuo, mesa de impressão plana a vácuo, mesa de berços térmicos, lavadora de matrizes, telas de alumínio de 30 a 90 fios e demais equipamentos utilizados para impressão serigráfica em tecido, papel e outros substratos.

Laboratório de Usinagem CNC

O Laboratório de Usinagem Controle Numérico Computadorizado (CNC) é destinado à inovação e à otimização dos processos de desenvolvimento de maquetes, joias, matrizes, carimbos, eletrodos, usinagem CNC em gemas e rochas, entre outros. Algoritmos otimizados garantem alta velocidade de usinagem com ótimo acabamento.

Laboratórios dos Cursos da Economia Criativa

Além dos laboratórios e espaços mais específicos do curso, os estudantes também irão utilizar espaços dos demais cursos da área, tais como Agência Experimental de Comunicação, Estúdios Fotográficos, Laboratório de Captação e Edição de Imagens, Ateliers de Desenho e Projeto e demais Laboratórios de Informática.

Núcleo de Design (Ateliê de Projeto e Prototipagem)

Ambiente equipado com mesas de trabalho para projeto e prototipagem, contando com quatro terminais informatizados com acesso à Internet e softwares (CorelDraw, Illustrator, Photoshop, InDesign, DreamWeaver, Flash, Rhinoceros, 3DStudioMax, FontLab, entre outros), equipamento de impressão 3D, mesas digitalizadoras de desenho e armário para armazenamento de materiais de trabalho.

Sua carreira profissional

O mercado de trabalho está em constante desenvolvimento. Os profissionais podem atuar em empresas ou de forma autônoma nos mais variados segmentos, como em estúdios de design, agências de comunicação e até mesmo dentro de empresas e indústrias que possuem setores de design, comunicação, marketing ou desenvolvimento de produtos. A atuação do profissional de design é ampla, desde o design gráfico, passando pelo design para web e interfaces digitais, multimídia, design de produtos e até mesmo o design estratégico e de experiência. Na área acadêmica, podem dedicar-se à área de pesquisa e desenvolvimento em design (P&D).

inscreva-se