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Univates

Carga horária:

3.000h - 4 anos

Turno:

Noturno

Modalidade:

Presencial

Atos legais

Início de funcionamento: A/05

Autorização: 046/Reitoria/UNIVATES, de 19/05/08

Reconhecimento: Portaria MEC 446, de 01/11/11

Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC 210, de 25/06/2020

Projeto Pedagógico do Curso

Objetivos do curso

Formar profissionais com potencial transformador e conscientes das implicações da atividade do design para a sociedade, com foco no desenvolvimento de soluções voltadas à sustentabilidade, à acessibilidade, à concepção e ao melhoramento de objetos, processos, serviços e seus sistemas adequados às diferentes condições e necessidades humanas. 

Perfil do Egresso

O perfil pretendido para o profissional formado pelo curso de Design da Univates é de um designer voltado à solução de problemas da sociedade, com sensibilidade artística, senso crítico, conhecimento técnico e repertório cultural, capaz de desenhar inovações transformadoras na indústria, comércio e serviços, com capacidade para empreender técnicas, métodos, processos e estratégias, com foco na interdisciplinaridade e no desenvolvimento da região em que atua, de forma integrada, autossustentável e humana. Espera-se do diplomado do curso de Design da Univates uma atuação criativa-projetual, consciente do seu papel investigador e de sua capacidade para conectar diferentes saberes e áreas de conhecimento, de forma a tornar-se um profissional flexível e apto a utilizar o design para dialogar com os mais diversos aspectos do mundo do trabalho.

Competências

Conforme a Resolução CNE/CES nº 05, de 08/03/2004, o curso de graduação em Design deve formar um profissional com pensamento reflexivo e sensibilidade artística, apto a produzir projetos que envolvam sistemas de informações visuais, artísticas, estéticas, culturais e tecnológicas, observados o ajustamento histórico, os traços culturais e de desenvolvimento das comunidades, bem como as características dos usuários e de seu contexto socioeconômico e cultural. Para a formação desse profissional, as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Design apontam as seguintes competências e habilidades:
I - criatividade para propor soluções inovadoras, utilizando domínio de técnicas e de processo de criação;
II - domínio de linguagem própria expressando conceitos e soluções em seus projetos, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;
III - interação com especialistas de outras áreas de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos;
IV - visão sistêmica de projeto, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, psicológicos e sociológicos do produto;
V - domínio das diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, a saber: definição de objetivos, técnicas de coleta e de tratamento de dados, geração e avaliação de alternativas, configuração de solução e comunicação de resultados;
VI - conhecimento do setor produtivo de sua especialização, revelando sólida visão setorial, relacionada ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias abrangendo mobiliário, confecção, calçados, joias, cerâmicas, embalagens, artefatos de qualquer natureza, traços culturais da sociedade, softwares e outras manifestações regionais;
VII - domínio de gerência de produção, incluindo qualidade, produtividade, arranjo físico de fábrica, estoques, custos e investimentos, além da administração de recursos humanos para a produção;
VIII - visão histórica e prospectiva centrada nos aspectos socioeconômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas de sua atividade.
Considerando as diretrizes nacionais e as especificidades regionais e inerentes às características da Universidade do Vale do Taquari - Univates, o diplomado do curso de Design da Univates é um profissional com sólidos conhecimentos na sua área de atuação, com competências e habilidades direcionadas a seis eixos de estudo, relacionados a seguir:

Eixo de Estudos Fundamentais (FND)
COMPETÊNCIA:
Domínio de linguagem própria, conceitos, materiais, processos, instrumentos e teorias fundamentais do design, métodos para desenvolvimento, produção e comunicação dos resultados, com foco em uma abordagem sistêmica, integrada e criativa do projeto, considerando todas as etapas do seu desenvolvimento, aspectos estéticos, psicológicos, sustentáveis, bem como condições de acessibilidade/inclusão e experiência do usuário. 
HABILIDADES:
- Conhecer processos, materiais, instrumentos e tecnologias da atividade do design;
- Compreender a conceituação teórica do design e sua aplicabilidade;
- Conhecer a linguagem de expressão visual;
- Conhecer técnicas e processos de criação;
- Entender de forma sistêmica o desenvolvimento projetual;
- Aplicar as etapas de desenvolvimento de projetos em práticas técnicas e acadêmicas;
- Desenvolver criatividade para apresentar soluções inovadoras;
- Compreender os impactos da atividade do designer em relação ao consumo, meio ambiente e desenvolvimento humano;
- Compreender os aspectos físicos, psicológicos, sensoriais e emocionais do ser humano, aplicados aos projetos criativos;
- Desenvolver visão histórico-cultural do campo das artes, da tecnologia e da produção humana;
- Desenvolver capacidade de leitura e interpretação de imagens/obras artísticas.

Eixo de Estudos da Contemporaneidade (CNT)
COMPETÊNCIA:
Conhecimento histórico e visão prospectiva, com foco nos aspectos socioeconômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas da atividade do designer.
HABILIDADES:
- Desenvolver visão crítica e reflexiva do campo das artes, da tecnologia e da produção humana;
- Entender a evolução das atividades relacionadas ao design frente ao avanço tecnológico;
- Desenvolver repertório cultural e referencial;
- Desenvolver pensamento crítico-reflexivo para compreender as diferentes formas de expressão e comportamento humano, com ênfase no exercício da alteridade e na construção do pensamento complexo;
- Desenvolver capacidade de interpretação e reinterpretação criativa de obras artísticas;
- Aprimorar a capacidade de argumentação;
- Conhecer a regulamentação da profissão e aspectos de proteção frente à atividade criativa;
- Entender a produção intelectual e criativa como diferencial competitivo e estratégico.

Eixo de Estudos da Técnica (TEC)
COMPETÊNCIA:
Domínio de técnicas, ferramentas e tecnologias do setor produtivo do design, bem como dos processos de criação inerentes aos projetos, com foco na capacidade criativa para propor soluções inovadoras, aplicadas aos mais diversos setores da indústria, comércio e serviços.
HABILIDADES:
- Conhecer e adquirir instrumentalização em técnicas, ferramentas e tecnologias de projeto e produção;
- Aplicar processos de criação e desenvolvimento aos projetos;
- Desenvolver capacidade criativa, conceitual e inventiva;
- Entender a atuação do profissional criativo nos diversos setores produtivos.

Eixo de Estudos de Projeto e Investigação (PJI)
COMPETÊNCIA:
Domínio das diferentes etapas de desenvolvimento do design, definindo objetivos, utilizando técnicas de coleta e tratamento de dados, gerando alternativas e sua posterior avaliação, configurando soluções e comunicando os resultados, a partir da combinação dos diversos contextos de aprendizado, com foco na inovação e nos aspectos conceituais e experimentais dos projetos.
HABILIDADES:
- Aplicar as etapas de desenvolvimento de projetos em práticas técnicas e acadêmicas;
- Entender de forma sistêmica o desenvolvimento projetual;
- Desenvolver a criatividade para solucionar problemas e apresentar soluções inovadoras;
- Conhecer e experimentar métodos de pesquisa e obtenção de dados;
- Conceituar projetos a partir da combinação de componentes materiais e imateriais;
- Entender a relação entre os diversos contextos de aprendizado;
- Desenvolver iniciativa e responsabilidade na elaboração de projetos e investigações de design;
- Aprimorar argumentação textual e verbal aplicadas aos projetos de design.

Eixo de Estudos de Criação Interdisciplinar (ESC)
COMPETÊNCIA:
Conhecimento das práticas e processos da economia criativa, contemplando experimentação criativa, mercado e campo profissional, exploração da imagem e da estética, processos e materialidades inerentes à área, criação para meios gráficos, processos estratégicos criativos e de gestão, criação para meios digitais, processos investigativos e abordagem criativa para solucionar problemas complexos, centrado em uma formação de caráter interdisciplinar que possibilite atuação profissional com outras áreas de conhecimento no desenvolvimento de pesquisas e projetos. 
HABILIDADES:
- Conhecer o mercado de trabalho da economia criativa e principais práticas, apoiado no exercício e desenvolvimento do pensamento criativo e do trabalho em equipe;
- Experimentar e explorar visualidades e estéticas a partir da linguagem fotográfica, suas técnicas e métodos;
- Conhecer os principais processos e técnicas inerentes à area e sua consequente materialização em projetos e produtos;
- Desenvolver processos criativos aplicados aos diversos meios de comunicação e interação com a sociedade;
- Conhecer e aplicar matrizes e ferramentas comuns ao marketing e comunicação, gestão de marcas e design;
- Desenvolver métodos e técnicas de linguagem aplicados a projetos técnicos e projetos de pesquisa;
- Desenvolver comportamento ético e responsável para a atuação profissional, ciente da importância da atividade criativa como fator central da humanização de tecnologias e fator crucial das trocas econômicas e culturais.

Eixo de Estudos Livres (EEL)
COMPETÊNCIA:
Domínios que abordam a execução de componentes eletivos e atividades complementares específicas, compatíveis com o perfil desejado do formando.

Matriz Curricular

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

Proficiências

O estudante de Design da Univates deve ser necessariamente uma pessoa capaz de se relacionar com o mundo. Para tanto, deverá mostrar conhecimento para proficiência em uma língua estrangeira - inglês ou espanhol. A obtenção de aprovação constitui pré-requisito para a evolução do estudante na matriz curricular.
Os exames de proficiência não computam horas e são oferecidos semestralmente. Fica facultado ao estudante o aproveitamento de componentes curriculares de língua estrangeira - inglês ou espanhol -, em nível de graduação (80 horas), como forma de obter dispensa da prova de proficiência.

Estágio Curricular Supervisionado

Desde a atualização do Projeto Pedagógico realizada em 2018, o curso de Design da Univates não conta mais com o componente Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. A determinação tem amparo do parágrafo 3º, artigo 7º, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design, de 08 de março de 2004, que trata sobre a opção da instituição de ensino em incluir o componente curricular Estágio Curricular Supervisionado no currículo do curso em questão.
A não obrigatoriedade do estágio, determinada pelo NDE do curso, também se deve a características particulares do curso e da região, considerando que cerca de 70% dos estudantes trabalharam com carteira assinada durante a graduação e 28,6% realizaram estágio com remuneração (MORÁS, 2018). Além da questão que envolve empregabilidade, as atividades profissionais inerentes à formação dos estudantes são desenvolvidas em todos os componentes curriculares do Eixo Estrutural de Conteúdos Teórico-práticos que estão inseridos no Eixo de Estudos de Projeto e Investigação do curso e, com ainda mais ênfase, no Eixo de Estudos de Criação Interdisciplinar, que viabilizam a interação com empresas e entidades para o efetivo desenvolvimento dos projetos integrados a práticas de extensão, além do Estágio Curricular Não Obrigatório, que tem previsão de aproveitamento como atividade complementar.

Estágio Não Obrigatório

Das disposições gerais
O estágio não obrigatório fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos estudantes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, e nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Ensino Superior.
 
Da caracterização do estágio
O estágio, segundo o art. 1º da Lei nº 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado" que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição de Ensino Superior.
O estágio não obrigatório, que deve integrar o projeto pedagógico de cada curso, é uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, um componente indispensável à integralização curricular.
No curso de Design, bacharelado, o estágio não obrigatório pode ser aproveitado como atividade complementar, conforme previsto no Regulamento das Atividades Complementares do Projeto Pedagógico do Curso.
 
Dos objetivos
 
Geral
Oportunizar ao estudante ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e a participação ativa na sociedade.
 
Específicos
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o curso de Design, bacharelado, da Universidade do Vale do Taquari - Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação do estudante;
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que irá atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional.
 
Das exigências e critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de educação superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades realizadas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estagiário será de seis horas diárias e de 30 horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante com deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que irá desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 dias, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no termo de compromisso;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei nº 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".
 
Das exigências e critérios específicos
O estágio não obrigatório do curso de Design, bacharelado, envolve atividades relacionadas à formação de profissional com capacidade de pensamento reflexivo, multidisciplinar e com sensibilidade artística, a serem desenvolvidas em organizações e empresas que se dedicam a atividades relacionadas à área do curso, inclusive setores e laboratórios da Univates.
O estágio não obrigatório deve constituir-se em oportunidade para os acadêmicos atuarem nas diversas áreas de desenvolvimento do design, partindo da divisão clássica em design de produtos e design gráfico, mas de forma ampliada, de modo a contemplar a atuação do designer nos mais diversos campos, como design estratégico, digital, multimídia, ambiental, entre outros, considerando a atuação do estudante em equipes multidisciplinares como colaborador no desenvolvimento de atividades projetuais e outras ações que permitam o conhecimento da realidade profissional, aplicação dos conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, sociais e culturais.
O estagiário somente pode assumir atividades se houver um profissional habilitado, com formação acadêmica ou experiência profissional comprovada em design ou áreas afins (publicidade e propaganda, arquitetura e urbanismo, design de moda, comunicação social, entre outras áreas relacionadas com a economia criativa), indicado pela parte concedente do estágio, para acompanhamento.
 
Das áreas/atividades de atuação
Os estudantes do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates podem desenvolver atividades de estágio ligadas à sua formação, desde que acompanhados por profissional indicado pela empresa, conforme citado no item anterior, a partir do primeiro semestre do curso. As condições para prestação de trabalho mais efetivo estão diretamente ligadas ao nível de conhecimento adquirido nos componentes curriculares do curso, cabendo à empresa concedente solicitar informações sobre o envolvimento do estudante no curso, seu desenvolvimento acadêmico e o nível de conhecimento (semestre) do estudante.
 
Dos pré-requisitos
Estudante matriculado e cursando componentes curriculares a partir do primeiro semestre do curso.
 
Do local de estágio
Empresas que atuam ou possuem setores voltados ao design, sejam elas dos setores da indústria, comércio ou serviços.
 
Das áreas de atuação
O estudante poderá atuar como auxiliar/colaborador nas seguintes áreas:
- design industrial (design de produtos, mobiliário, máquinas, equipamentos e interfaces);
- design gráfico (design de informação, comunicação visual, editoração e identidade visual);
- design digital (webdesign, multimídia e sistemas de interação);
- design de embalagem (desenvolvimento de frascos, caixas, envoltórios e rótulos para produtos);
- design ambiental (design de sinalização e mobiliário urbano e/ou comercial);
- design estratégico (desenvolvimento e implementação de estratégias utilizando a metodologia do design).
As atividades não citadas que surgirem somente podem ser autorizadas como estágio mediante análise e consentimento do NDE do curso de Design.
 
Das atribuições
Do professor supervisor de estágio
O professor supervisor do estágio não obrigatório é o coordenador do curso ou um professor indicado por ele, ao qual cabe acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário, bem como as informações do profissional responsável na parte concedente do estágio.
 
Do supervisor da parte concedente
O supervisor da parte concedente do estágio é um profissional do quadro de funcionários, indicado pela empresa concedente, responsável pelo acompanhamento do estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo possuir formação superior ou experiência profissional em área do curso ou afins.
Caso a empresa concedente do estágio não tenha em seu quadro de funcionários - ou entre os sócios - um profissional com formação na área solicitada, o professor avaliará a possibilidade de aceitar o tempo de experiência profissional na área acima descrita, desde que esta fique comprovada no Termo de Compromisso de Estágio e na Declaração de Supervisão de Estágio.
Cabe também ao supervisor indicado pela empresa concedente comunicar à Central de Estágios da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do estudante estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do estudante.
 
Do estagiário
Cabe ao estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
a) indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
b) elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades ali especificadas;
c) responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
d) ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
e) portar-se de forma ética e responsável.
 
Das disposições finais
A Central de Estágios, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de Ensino Superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor e as normas internas contidas no regulamento do estágio não obrigatório do curso de Design e na Resolução 042/Consun/Univates, de 02 de julho de 2018.
As partes concedentes do estágio e os agentes de integração devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento do estágio não obrigatório do curso de Design e as normas e orientações da Univates que tratam do assunto.

Atividades Complementares

Atividades Exigências
Profissional(120 horas)
Produção técnico-artística

a) Apresentar atestado expedido pela entidade que demandou a produção técnica ou, em se tratando de produção autoral, registro de exposição ou mostra de trabalhos em que o projeto foi apresentado ou notícia/publicação veiculada em mídia, condicionado à avaliação do Núcleo Docente Estruturante do curso; b) Aproveitamento de até 20 horas por produção, condicionado à avaliação do Núcleo Docente Estruturante do curso.

Participação em atividades de cunho profissional

a) Apresentar documentação que comprove o vínculo profissional (contrato de estágio, contrato de trabalho ou contrato de prestação de serviços como freelancer), assinada e validada pela entidade contratante; b) Comprovar que a atividade teve duração mínima de 15 dias; c) Comprovar vínculo com o campo do Design ou áreas afins.

Atuação como ministrante de cursos técnicos ou de extensão com receita financeira

a) Certificado/atestado do curso expedido por entidade competente e condicionado à avaliação do Núcleo Docente Estruturante do curso; b) Comprovar vínculo do curso com o campo do Design ou áreas afins; c) Comprovar que o curso teve duração mínima de 20 horas; d) Aproveitamento de até 30 horas por semestre.

Atuação como consultor ou ministrante de treinamento em empresas

a) Certificado/atestado expedido pela empresa contratante, constando as atividades desenvolvidas e a relação com a área de estudo do aluno; b) Comprovar duração mínima de 20 horas para a atividade; c) Aproveitamento de até 30 horas por semestre.

Pesquisa(120 horas)
Publicação de trabalhos científicos

a) Apresentar atestado validando a publicação; b) Aproveitamento conforme abrangência e relevância do evento e/ou publicação e condicionado à avaliação do Núcleo Docente Estruturante do curso: abrangência local/regional - até 10 horas; abrangência estadual - até 20 horas; abrangência nacional - até 40 horas; abrangência internacional - até 60 horas.

Participação em projetos de pesquisa

a) Apresentar atestado de participação; b) Aproveitamento de até 50 horas por projeto, condicionado à avaliação do Núcleo Docente Estruturante do curso.

Participação em grupos de estudos

a) Apresentar atestado de participação; b) Aproveitamento de até 20 horas por semestre, condicionado à avaliação do Núcleo Docente Estruturante do curso.

Participação em atividade de iniciação científica

a) Apresentar atestado com o mínimo de 75% de participação; b) Aproveitamento de até 20 horas por semestre, condicionado à avaliação do Núcleo Docente Estruturante do curso.

Apresentação de trabalhos em eventos

a) Apresentar atestado com identificação do apresentador; b) Aproveitamento de até oito horas por apresentação, condicionado à avaliação do Núcleo Docente Estruturante do curso.

Extensão(120 horas)
Viagens de estudos e visitas técnicas

a) Serem eventos organizados pela Univates e/ou pelo Diretório Acadêmico do curso; b) Serem atividades aprovadas pelo Núcleo Docente Estruturante do curso; c) Aproveitamento de até 40 horas por viagem de estudos ou visita técnica.

Representação estudantil em órgãos colegiados (Diretório Acadêmico do Curso ou Diretório Central dos Estudantes)

a) Apresentar atestado com período de ocupação do cargo não inferior a um ano; b) Aproveitamento de até 10 horas por ano, até o limite de 45 horas.

Participação em projetos de extensão da Univates

a) Apresentar atestado de participação; b) Comprovar que a atividade teve duração mínima de um semestre; c) Aproveitamento de até 20 horas por semestre.

Participação em prêmios e concursos da área

a) Apresentar comprovante da inscrição no concurso, anexando cópia do projeto inscrito (em caso de projeto premiado ou finalista, anexar certificado ou comprovante específico); b) Ser um prêmio/concurso aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante do curso; c) Aproveitamento conforme resultados no concurso, abrangência e relevância: abrangência local/regional - 2 horas por inscrição, 4 horas por projeto finalista e 10 horas por projeto vencedor; abrangência estadual - 4 horas por inscrição, 8 horas por projeto finalista e 20 horas por projeto vencedor; abrangência nacional - 6 horas por inscrição, 15 horas por projeto finalista e 40 horas por projeto vencedor; abrangência internacional - 8 horas por inscrição, 20 horas por projeto finalista e 60 horas por projeto vencedor.

Participação em eventos: seminários, congressos, simpósios, palestras, semanas acadêmicas, conferências, encontros etc.

a) Apresentar atestado com no mínimo 75% de participação; b) Evento promovido pela Univates ou por outra instituição, desde que aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante; c) Aproveitamento de no máximo 45 horas por evento, não excedendo 50% da carga horária total da categoria da atividade.

Participação em cursos de extensão universitária

a) Apresentar certificado com no mínimo 75% de frequência; b) Curso promovido pela Univates ou por outra instituição, desde que aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante do curso; c) Aproveitamento de até, no máximo, 45 horas por certificado, não excedendo 50% da carga horária total da categoria da atividade.

Intercâmbio interinstitucional de estudos promovido pela Univates

a) Aproveitamento de acordo com a Resolução 101/Reitoria/Univates, de 30 de agosto de 2007, artigo 10, parágrafo 2º; b) Duração de no mínimo um semestre; c) Aproveitamento de até 200 horas, conforme a resolução, nesse caso excepcionalmente integralizando a carga horária total de atividades complementares.

Atuação em empresa júnior, trabalhos sociais e trabalhos voluntários

a) Apresentar atestado com carga horária e período de duração; b) Aproveitamento de no máximo 45 horas por atestado.

Atuação como instrutor em cursos de extensão universitária sem receita financeira

a) Apresentar atestado com carga horária; b) Aproveitamento de até oito horas por atividade.

Ensino(120 horas)
Monitoria em atividade acadêmica

a) Ter sido realizada em componentes curriculares oferecidos pela Univates; b) Apresentar atestado com período de realização e carga horária semanal; c) Ter sido realizada por pelo menos dois meses com carga horária semanal mínima de quatro horas; d) Aproveitamento de até 20 horas por semestre.

Componente curricular oferecido por cursos da Univates

a) Aprovação no componente curricular; b) Aproveitamento de até 80 horas por componente curricular.

Componente curricular oferecido em cursos de outra IES

a) Apresentar atestado de conclusão; b) Ter sido cursado em IES da rede oficial de ensino; c) Aproveitamento de até 80 horas por componente curricular.

Trabalho de Conclusão de Curso

Introdução
Para a obtenção do grau de bacharel em Design é obrigatória a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O TCC tem como objetivos a consolidação e a integração dos conhecimentos construídos ao longo da formação do estudante. 
Faculta-se aos estudantes a opção de escolher entre dois formatos para a realização do trabalho:
i. Monografia com ênfase no aprofundamento teórico e investigativo em determinado tema; 
ii. Projeto Prático Aplicado no campo do design, documentado por meio de memorial descritivo e embasado por artigo de revisão teórica e documental.
Independentemente do formato, o TCC integraliza 120h cursadas respectivamente no penúltimo e último semestres da graduação, sendo 40h reservadas ao componente Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) e 80h reservadas ao componente Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II).
O tema do TCC é de livre opção do estudante e a execução do trabalho é orientada por um professor da instituição atuante no curso ou na área de pesquisa escolhida para o trabalho. Permite-se a co-orientação, desde que em comum acordo entre o professor orientador, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e o estudante - se e tão somente a área do co-orientador vier a contribuir significativamente com o trabalho. É vedada a co-orientação de professores sem vínculo com a instituição. 
A coordenação do TCC, no que se refere a prazos, organização, trâmites e documentos, é realizada pelo próprio coordenador do curso, com apoio da Secretaria de Apoio Acadêmico da Univates.

Mais informações
Da organização e execução geral dos TCCs
Para o início dos trabalhos é necessário que a coordenação estabeleça, em comum acordo com estudantes e professores, a designação das orientações. O estudante de TCC I, independentemente do formato, deverá preencher no início do semestre, com data definida pela coordenação, um formulário on-line contendo as seguintes informações sobre o trabalho: i. introdução; ii. objetivos (geral e específicos); iii. motivação; iv. metodologia; v. cronograma; e vi. referências, para que seja possível acompanhar o andamento das orientações e do próprio trabalho, bem como eventualmente sugerir adequações ou até mesmo orientar a mudança do formato escolhido. 
Seja qual for o formato adotado pelo estudante, as avaliações dos componentes de TCC I e TCC II são realizadas pelo professor orientador e dois outros docentes convidados, sendo que um deles obrigatoriamente deve fazer parte do corpo docente do curso. Ao final do TCC I, adota-se o formato de avaliação por pares, sem apresentação e/ou defesa do trabalho para a banca. Já ao final do TCC II, os estudantes devem defender o trabalho para a banca avaliadora em apresentação pública. É permitida a participação de avaliadores externos, desde que aprovados previamente pelo NDE do curso. 
Na etapa de conclusão, tanto do TCC I como do TCC II, o estudante deverá preencher um segundo formulário on-line, com data definida pela coordenação dos TCCs, contendo: i. composição sugerida de professores avaliadores; ii. aceite dos professores convidados (cópia dos e-mails confirmando o aceite); e iii. título final do trabalho a ser apresentado. 
As versões dos trabalhos para avaliação devem ser submetidas em formato digital (PDF) no Ambiente Virtual específico para esse fim, acompanhadas de documento assinado pelo orientador, liberando - com ou sem restrições - o trabalho para avaliação.
O acompanhamento dos orientadores é comprovado por meio de registros no Ambiente Virtual, anotações na plataforma Google Docs, documentação gerada pela troca de e-mails entre professor e estudante e/ou outros instrumentos digitais de comunicação, com acompanhamento da coordenação dos TCCs. 
Da Monografia
A opção pela Monografia é indicada aos estudantes que buscam aprofundar-se na pesquisa de temas, aspectos, tecnologias, metodologias e processos do campo do design, bem como aqueles que desejam investigar situações-problema presentes na sociedade e que podem ser analisadas em profundidade sob o viés do seu aprendizado no curso. Não é obrigatório neste formato que o estudante apresente um produto, serviço ou resultado tangível - um projeto de design -, ainda que não exista qualquer impedimento para que a metodologia adotada gere, ao final do desenvolvimento, propostas, protótipos, ensaios e experimentações. 
Ao optar por este formato, o estudante deverá entregar um projeto de pesquisa ao final do TCC I. Se aprovado, desenvolverá a Monografia completa a ser apresentada ao final do TCC II. Cada etapa tem características e exigências específicas, explicitadas a seguir:
TCC I como projeto de pesquisa: Elaboração de documento com rigor acadêmico e científico, contendo: i. introdução (problematização, definição do problema, objetivos e justificativas); ii. referencial teórico; iii. procedimentos metodológicos; iv. cronograma; vii. considerações preliminares; e viii. referências, com no mínimo 35.000 e no máximo 45.000 caracteres - considerando os espaços - para os elementos textuais do documento. O projeto de pesquisa deve ser apresentado de forma documental para avaliação do professor orientador e de dois professores avaliadores. 
TCC II como Monografia: Desenvolvimento de monografia a partir do Projeto de Pesquisa, contendo todos os elementos textuais e pré-textuais exigidos pelo Manual Univates para Trabalhos Acadêmicos, em sua versão mais recente, apresentada em defesa oral diante de uma banca pública com função avaliadora, formada por três professores, sendo um deles o orientador. 
Do Projeto Prático Aplicado
A opção pelo Projeto Prático Aplicado é indicada aos estudantes que objetivam gerar, ao final do Trabalho de Conclusão de Curso, um projeto de design destinado a propor soluções, experimentações e ensaios voltados à intervenção na sociedade por meio do design. Em suma, o formato se destina aos estudantes interessados em consolidar sua formação com um projeto prático e aplicado a um tema de sua escolha. 
Ao optar por este formato, o estudante deverá entregar um artigo de revisão teórica e documental voltado ao tema escolhido para o desenvolvimento do Projeto Prático Aplicado. Se aprovado, desenvolverá o projeto de design a ser apresentado ao final do TCC II. Cada etapa tem características e exigências específicas, explicitadas a seguir:
TCC I como artigo de revisão teórica e documental: Elaboração de artigo científico que deverá servir como base da pesquisa para o desenvolvimento do projeto aplicado, contendo:  i. introdução (problematização, definição do problema, objetivos e justificativas); ii.referencial teórico; iii. desenvolvimento; iv. considerações finais; e v. referências, com no mínimo 37.500 e no máximo 50.000 caracteres - considerando os espaços - para os elementos textuais do documento. O artigo deve ser apresentado de forma documental para avaliação do professor orientador e de dois professores avaliadores. 
TCC II como Projeto Prático Aplicado: Desenvolvimento de um projeto de design aplicado a algum dos contextos de atuação profissional da área. Cabe ao estudante e ao orientador delimitar o escopo do projeto, que poderá envolver o design de um produto, um projeto gráfico editorial, um sistema de identidade visual corporativa, um projeto de design de interfaces e interatividade, entre outros. Ao optar pelo Projeto Prático Aplicado, obriga-se a entrega de um modelo ou protótipo (ex.: livro físico, protótipo de produto, protótipo navegável de website, etc), acompanhado de memorial descritivo contendo: i. introdução (resumo da base teórica do artigo); ii. contexto (apresentação da situação-problema do projeto); iii metodologia de projeto; iv. desenvolvimento e resultados (apresentação do projeto, imagens, desenhos técnicos, manuais, renders e mockups, conforme o contexto de cada projeto); v. conclusões, conforme modelo e critérios estabelecidos pela coordenação. 
Neste formato, ao concluir o TCC II, o estudante deverá reapresentar o artigo desenvolvido na etapa do TCC I com os ajustes, correções e implementações solicitados pelos professores avaliadores, com o objetivo de qualificar o trabalho para submissão à Biblioteca Digital Univates (BDU).
Das competências do coordenador de TCCs
- Organizar prazos para as diferentes etapas, documentos e trâmites para o correto andamento das atividades;
- Designar orientadores para os trabalhos, conforme os temas escolhidos pelos estudantes;
- Intermediar possíveis divergências e animosidades entre estudantes e professores orientadores;
- Assegurar o encaminhamento dos TCCs aprovados para a Biblioteca Digital da Univates (BDU).
Das competências do professor orientador
- Prover elementos para o desenvolvimento do trabalho;
- Orientar os estudantes nas práticas investigativas;
- Definir se o trabalho está em condições de ser apreciado pela banca examinadora.
Das competências do estudante
- Desenvolver as atividades planejadas indicadas pelo professor orientador;
- Elaborar o TCC contemplando a execução de práticas investigativas, técnicas de elaboração de um trabalho científico, metodologias de projeto e desenvolvimento aplicados ao design;
- Redigir o trabalho de forma clara, coerente e com linguagem adequada;
- Assegurar a correta utilização das normas para produção de trabalhos acadêmicos, conforme versão vigente do Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos, disponibilizado no website da Biblioteca Univates;
- Entregar o trabalho em formato digital (PDF) e posteriormente entregar o trabalho corrigido no mesmo formato (PDF), considerando ajustes, correções e sugestões da banca examinadora;
- Convidar os professores avaliadores para a composição das bancas de TCC I e TCC II.
Das normas e entregas
A versão final do TCC, independentemente do seu formato, contendo as correções e ajustes apontados pela banca e pelo orientador, deve ser postada no Ambiente Virtual (Univates Virtual), conforme orientação da Resolução 055/Reitoria/Univates, de 05/08/2015. Ao encaminhar a versão final dos seus trabalhos, também é exigido aos estudantes o preenchimento do Termo de Licença da Biblioteca Digital da Univates (BDU), repositório institucional acessível pela internet (Biblioteca) para disponibilização dos TCCs, considerando os trabalhos avaliados com nota igual ou superior a nove (9,0). 
Não é necessária a impressão da versão final do trabalho escrito, exceto em casos especiais nos quais o próprio projeto de design demanda visualização em formato impresso (por exemplo, projetos gráficos, manuais, projetos editoriais ou assemelhados). 
Dos critérios para avaliação 
A avaliação do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso consiste na atribuição de uma nota final de 0 a 10, resultante das avaliações individuais da banca avaliadora, incluindo a avaliação do professor orientador. Considerando as possibilidades de formato para o Trabalho de Conclusão do curso de Design, foram estabelecidos critérios coerentes para ambos os formatos, tanto na avaliação do TCC I quanto do TCC II.
Os critérios de avaliação do estudante de TCC I no que tange às competências dos professores avaliadores são:
Introdução: deve apresentar de forma clara o tema, problematização, problema de pesquisa, objetivos e justificativa;
Procedimentos metodológicos: deve ter coerência com os objetivos do trabalho e apresentar a natureza do estudo, método científico, caracterização quanto ao objetivo do estudo, procedimento técnico (que pode englobar metodologia de projeto) e abordagem;
Referencial Teórico: consistência e pertinência teórica em relação aos objetivos propostos pela pesquisa;
Estrutura e Apresentação: apresentação correta dos elementos pré-textuais e pós-textuais; observação das normas técnicas conforme Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos; gráficos, imagens e tabelas adequados ao tema de estudo;
Linguagem: correção e fluência textual;
Relevância: relevância dos objetivos em relação ao tema proposto; aplicabilidade da pesquisa; aspectos inovadores do estudo.
Ao professor orientador do componente curricular TCC I, além dos critérios estabelecidos acima, cabe ainda avaliar:
Envolvimento: comparecimento às orientações individuais; entrega de versões prévias do trabalho para acompanhamento e correções do orientador; interesse e comprometimento em todas as etapas do processo;
Autonomia: condições do estudante de desenvolver o trabalho de forma independente, possibilitando ao orientador conduzir o trabalho por meio de sugestões e indicações de aperfeiçoamento.
Os critérios de avaliação do estudante de TCC II no que tange às competências da banca avaliadora, enfatizam os aspectos de desenvolvimento do trabalho, seja como Monografia ou Projeto Prático Aplicado, e estão relacionados a seguir:
Estrutura e Apresentação: apresentação correta dos elementos exigidos para o documento monográfico ou para o memorial descritivo; observação das normas técnicas conforme Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos e orientações específicas do curso para diagramação do memorial descritivo; gráficos, imagens e tabelas coerentes com o tema de estudo, com qualidade e resolução adequados; 
Linguagem e Oratória: correção e fluência textual, tanto no documento impresso quanto na apresentação oral;
Desenvolvimento: adequação às propostas metodológicas; articulação com o referencial teórico e/ou artigo de referencial; utilização das informações obtidas a partir dos instrumentos mencionados na metodologia; apresentação de documentação com detalhamento das estratégias metodológicas, desenhos técnicos ou afins; qualidade geral do trabalho apresentado;
Conclusões: apresentação de síntese dos resultados do trabalho; sugestão de aspectos a serem aprofundados ou novos estudos; resposta ao problema de pesquisa ou situação-problema de projeto proposto.
Ao professor orientador do componente curricular TCC II, além dos critérios estabelecidos acima, cabe ainda avaliar:
Envolvimento: comparecimento às orientações individuais; entrega de versões prévias do trabalho para acompanhamento e correções do orientador; interesse e comprometimento em todas as etapas do processo;
Autonomia: condições do estudante de desenvolver o trabalho de forma independente, possibilitando ao orientador conduzir o trabalho por meio de sugestões e indicações de aperfeiçoamento.
Evolução quanto ao TCC I: capacidade apresentada pelo estudante em relação à etapa inicial do trabalho, correções, ajustes e melhorias realizadas em comparação ao TCC I (trabalhos avaliados com a nota máxima no TCC I, já recebem nota máxima nesse critério);
O estudante que não cumprir os prazos estabelecidos pela coordenação do curso, bem como aqueles estabelecidos pelo seu orientador, não apresentando evolução no desenvolvimento do trabalho, não comparecendo às datas de orientação ou não entregando o trabalho no prazo final estabelecido, será considerado desistente. Casos omissos ou situações especiais deverão ser analisados pela coordenação do curso em conjunto com o NDE.
Casos excepcionais
Em caso de estudante com aproveitamento excepcional no curso e/ou no TCC I e interesse no desenvolvimento do TCC em outros formatos que não os apresentados acima, caberá ao orientador levar o caso ao NDE do curso para deliberação.
 

Serviço de Apoio à Aprendizagem

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

Coordenação do curso

Atendimento

Para atendimento, agende seu horário previamente.

Contato

Rodrigo De Azambuja Brod
design@univates.br
(51) 3714-7000 - Ramal 5086

Localização

Sala 211 - Prédio 2

Agende seu horário previamente. Caso você não consiga contato com a coordenação de curso, contate a Secretária de Apoio Acadêmico