Estudos Explore

Como Acalmar a Ansiedade Antes de uma Prova?

10 ago 2022

Saber como acalmar a ansiedade antes de uma prova é muito importante para estudantes porque pode fazer muita diferença no desempenho. Uma mente calma consegue compreender as questões com mais facilidade e se lembrar de tudo que estudou.

Por isso, preparamos uma ajudinha para você! Continue lendo e aproveite.

Como acalmar a ansiedade em 4 dicas para arrasar na prova!

O grande dia está chegando e você não sabe como acalmar a ansiedade? Sem problemas! Com estas quatro dicas, se acalmar é mais que possível:

1. Faça exercícios

Quando estamos ansiosos e nervosos, é essencial dissipar essa energia para a calma ter espaço! Por isso, se movimentar é sempre bom. Isso não quer dizer que você precise fazer exercícios super pesados se não for o tipo de coisa que gosta, até porque só uma caminhada basta.

Escolha seu tipo de exercício favorito, como dança, corrida, pilates ou levantamento de peso, e faça até sentir que o nervosismo deu uma trégua! Além disso, atividade física também ajuda com a concentração, o que pode te ajudar na hora de estudar ou de fazer a prova.

2. Durma cedo no dia anterior

Estudar até tarde no dia anterior à prova é bastante tentador, mas nunca é a melhor ideia. Nosso cérebro precisa do sono para ter aproveitamento máximo da memória, então o que adianta estudar mais se você não vai lembrar direito?

Desligue o celular, aproveite um livro, faça um chá quente e o que mais te ajudar a descansar e garanta suas oito horas de sono para lembrar de toda a matéria! Isso vai te deixar mais seguro e tranquilo.

3. Faça técnicas de respiração

Se você está sentindo o coração acelerar e acha que pode começar a hiperventilar, técnicas de respiração são um ótimo jeito de acalmar os ânimos e voltar a focar. Para isso, basta seguir esses três passos:

1. inspire bem fundo pelo nariz por quatro segundos;
  2. segure a respiração por mais quatro segundos;
  3. expire lentamente pela boca por oito segundos.

Repita isso quantas vezes for necessário até você se sentir mais calmo!

4. Organize seus estudos

Organizar os estudos é uma dica bastante óbvia na hora de pensar em como acalmar a ansiedade antes de uma prova, mas às vezes o óbvio é o mais efetivo! Estudar com antecedência ajuda na retenção do conhecimento, o que é muito importante para você se sentir confortável na hora de responder às questões.

Por isso, comece o quanto antes! Essa também é a chave para ter uma noite de sono boa no dia anterior sem se preocupar com matéria acumulada.

Se você não sabe como começar a estruturar sua rotina de estudos, não se preocupe! Confira nossas dicas de estudos para estudar melhor e garanta aquela nota maravilhosa na sua prova!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades