Univates

Áreas da Medicina que talvez você ainda não conheça

13 dez 2023 Leitura: 8 min

Áreas da Medicina que talvez você ainda não conheça. O mercado de trabalho é muito vasto para quem deseja ser médico! Se não quiser seguir carreira em ramos tradicionais como Neurologia, Cardiologia ou Cirurgia Geral, você pode explorar especialidades mais diferentonas. No post de hoje, vamos descobrir tudo sobre três dessas opções menos convencionais. Quem sabe alguma delas não acaba despertando seu interesse? Nunca diga nunca, hein! 🩺💼

O que estudar para passar em Medicina?

Quanto tempo dura a faculdade de Medicina?

Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria)

De acordo com informações retiradas do material “Demografia Médica no Brasil 2023”, a Fisiatria é uma das áreas da Medicina que possui o menor número de especialistas no país. Os médicos fisiatras são responsáveis por avaliar e tratar disfunções relacionadas ao sistema musculoesquelético, buscando reabilitar os pacientes e melhorar sua qualidade de vida. Esses profissionais desempenham um papel fundamental na recuperação dos indivíduos, já que os ajudam a superar limitações físicas, readquirir habilidades perdidas e retomar sua autonomia e independência.

Os fisiatras podem trabalhar em centros de reabilitação especializados, hospitais, clínicas multiprofissionais ou centros esportivos. A rotina desses profissionais é relativamente “tranquila”: suas atividades incluem realizar exames, monitorar os pacientes após as cirurgias e elaborar pareceres em casos mais difíceis.

Geralmente os atendimentos acontecem durante o dia e os médicos não precisam ficar de plantão à noite. Assim, se você é alguém que, além de priorizar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, também deseja usar seus conhecimentos para auxiliar no processo de reabilitação das pessoas, deve considerar a ideia de se especializar na área de Fisiatria.

Medicina Nuclear

O objetivo da Medicina Nuclear é realizar diagnósticos e tratamentos e avaliar a função de diversos órgãos por meio de materiais radioativos. A utilização controlada de materiais radioativos permite aos médicos obter imagens detalhadas e abrangentes, proporcionando uma visão única do funcionamento interno do corpo humano. Além disso, ao avaliar a função dos órgãos em nível molecular (ou seja, examinando seus processos bioquímicos), a Medicina Nuclear também auxilia a identificar alterações precoces e a monitorar a evolução de doenças ao longo do tempo.

Para atuar na área de Medicina Nuclear, os médicos necessitam de uma formação especializada e superaprofundada. Isso porque a especialidade exige uma compreensão avançada de física nuclear, radiologia e bioquímica.

O ramo é repleto de oportunidades, mas, para aproveitá-las, os profissionais devem investir continuamente em sua educação, realizando, além do programa de residência médica em Medicina Nuclear, cursos de aprimoramento técnico.

Medicina de Tráfego

Embora pouco conhecida, essa é uma das áreas da Medicina que contribui (e muito!) para o bem-estar público. A Medicina de Tráfego cuida daqueles que se deslocam utilizando qualquer tipo de meio de transporte, avaliando as aptidões físicas, psíquicas e sociais dos indivíduos. Seu foco principal é garantir que as pessoas estejam em plenas condições para conduzir com segurança, estabelecendo critérios e regulamentações específicos.

Dentro da especialidade de Medicina de Tráfego existem diversas subespecialidades. Por exemplo: se você optar por atuar na área de Medicina de Tráfego Ferroviário, vai investigar as causas e consequências dos acidentes ferroviários.

Decidindo trabalhar com Medicina de Tráfego do Viajante, você irá zelar pelas viagens das pessoas, promovendo a imunização dos indivíduos em trajetos domésticos e internacionais e estudando as patologias e os acidentes envolvendo animais típicos dos destinos dos viajantes. Enfim, o que não faltam são opções de escolhas profissionais nesse ramo médico. Faça a sua com sabedoria, ok?

Medicina na Univates

Comece seu processo de formação médica na Universidade que tem o melhor curso de Medicina do interior do estado do Rio Grande do Sul! 

Antes de se especializar em alguma das áreas que você acabou de conhecer, é necessário cursar a faculdade de Medicina, que vai prepará-lo para exercer a profissão de um modo mais amplo. Durante o período de formação, é fundamental explorar ao máximo as disciplinas e os estágios, afinal de contas só assim é possível ter uma visão abrangente das possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Considerado o melhor curso de Medicina do interior do estado do Rio Grande do Sul, o curso de Medicina da Univates oferece tudo o que você precisa para construir uma carreira de sucesso na área da saúde. Nossa infraestrutura é moderna e completa, proporcionando aos estudantes experiências fantásticas em diferentes áreas da Medicina. Além disso, nossos professores também são superqualificados e estão sempre prontos para compartilhar seus conhecimentos e orientar os alunos.

Quer saber como é estudar com a gente? Então clique nos links abaixo e conheça mais sobre o nosso curso.

Como é estudar Medicina na Univates?

Dez motivos para você fazer Medicina na nossa Universidade 

Escolher a especialidade médica nem sempre é uma tarefa fácil. Se, no entanto, você tiver contato com várias áreas da Medicina durante a faculdade, estará muito mais preparado para tomar a decisão que melhor se alinha às suas paixões profissionais. Comece a explorar suas possibilidades conosco e prepare-se para embarcar em uma jornada de aprendizado, descobertas e sucesso! 🚀👏

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3