Estudos Explore

O que estudar para passar em Medicina?

29 mar 2023

Conquistar uma vaga no curso de Medicina pode até ser difícil, mas não é impossível. Se você der atenção aos conteúdos certos, é provável que obtenha a tão sonhada aprovação. Veja agora algumas das matérias que é preciso estudar para passar em uma das faculdades mais concorridas da área da saúde.

Foto: Divulgação/Pexels

1) Biologia

De acordo com as pesquisas que realizamos, entender os fenômenos da biologia é essencial para quem quer passar em Medicina. A matéria é ampla e aborda assuntos como citologia, histologia, fisiologia, ecologia (ecossistemas, biomas, genética, reprodução etc.) e bioquímica. Tome nota de cinco conteúdos que podem ser cobrados em vestibulares e também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

• Estrutura e fisiologia das células;
  • Hereditariedade;
  • Teorias da Evolução;
  • Vírus, bactérias, protistas e fungos;
  • Reino dos seres vivos e das plantas.

2) Química

Calma: não é necessário decorar toda a tabela periódica para passar em Medicina, contudo, é preciso estudar determinadas áreas da química para garantir uma vaga no curso. A matéria subdivide-se em diversos temas. Alguns dos que você deve ter na ponta do lápis para fazer o vestibular ou o Enem são os seguintes:

• Elementos e suas substâncias;
  • Substâncias iônicas;
  • Substâncias moleculares;
  • Ácidos, bases, sais e óxidos;
  • Química orgânica;
  • Metais;
  • Ciclo da água;
  • Ciclos do dióxido de carbono, do enxofre e do nitrogênio na natureza.

3) Física

Nem todo mundo gosta de fazer cálculos, mas é preciso ao menos aprender a resolvê-los de forma correta para passar em Medicina. Em primeiro lugar, ter um bom conhecimento sobre matemática, medidas e conversões do Sistema Internacional de Unidade (SI) é fundamental! Além disso, você deve estudar os assuntos abaixo se quiser garantir uma entrada triunfal na faculdade:

• Mecânica;
  • Termodinâmica;
  • Ondas, som e luz;
  • Eletromagnetismo.

Dica bônus: CAPRICHE NA REDAÇÃO!

Tanto nos vestibulares tradicionais quanto no Enem, a redação tem um peso importantíssimo, afinal, ela conta muito para você passar ou não em Medicina! Para escrever um texto arrasador, é necessário conhecer os temas da atualidade e as principais regras de coesão e de ortografia. Assim, é possível obter uma boa nota na prova.

Como fazer uma redação para vestibular e ingressar na universidade dos sonhos

Onde estudar Medicina?

Na Universidade do Vale do Taquari – Univates, os estudantes ingressam no curso por meio do Enem. Desde o primeiro semestre do curso, os acadêmicos desenvolvem habilidades, competências e atitudes relacionadas ao exercício profissional da Medicina, à tomada de decisões, à comunicação, à liderança e à administração. Os alunos também realizam atividades práticas nas áreas de fisiologia e anatomia a fim de já irem se familiarizando com as funções que vão exercer no futuro.

Quer ver como as coisas funcionam por aqui? Então assista à nossa Masterclass, feita especialmente para tirar todas as suas dúvidas sobre o curso e a profissão.

QUERO ASSISTIR À MASTERCLASS

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho