Estudos Explore

Como Aumentar A Produtividade Nos Estudos

31 ago 2022

Produtividade é a palavra mágica dos últimos tempos, porque é algo que vem ganhando cada vez mais importância tanto no espaço acadêmico quanto no mundo do trabalho. Por isso, saber como se manter produtivo e até mesmo melhorar sua performance é primordial para a vida toda.

Mas como fazer isso? Continue lendo e saiba mais!

4 dicas para garantir a produtividade na hora de estudar

Ter um plano de estudos, organizar as matérias e se preparar com antecedência certamente melhoram a produtividade, mas essas dicas de estudos são aquelas que todo mundo conhece, não é mesmo?

Por isso, trouxemos algumas coisas que você pode fazer não só durante os estudos, mas também no seu dia a dia para melhorar seu desempenho. Veja só estas dicas:

1. Acompanhe a sua produtividade

É possível acompanhar sua produtividade anotando manualmente o que você fez em cada sessão de estudo e por quanto tempo, ou então usar aplicativos que fazem isso automaticamente.

Seja qual for o seu método preferido, o objetivo aqui é poder visualizar sua evolução. Isso é importante para a motivação, que é um fator chave na hora de se manter focado em estudar mais.

2. Regule o seu sono

No estudo “Sleep Inspires Insight”, publicado na revista científica Nature, apresentaram o mesmo problema de álgebra — uma equação bastante complicada, mas que poderia ser solucionada facilmente com um “macete” — para dois grupos. O primeiro realizou uma tentativa pela manhã e outra 12 horas depois, à noite. Já o segundo, tentou pela primeira vez à noite e novamente depois de 12 horas, de manhã.

O segundo grupo, que pôde dormir entre os testes, performou duas vezes melhor na descoberta desse macete e na resolução da equação. Ou seja, dormir bem e por tempo suficiente nos ajuda a encontrar novas respostas! Por isso, é essencial manter o sono regulado para garantir o bom desempenho acadêmico.

3. Faça exercícios antes de estudar

Estudos também comprovaram que fazer exercícios antes de estudar, ou então em alguma das pausas de estudo, também é de grande ajuda.

Segundo o estudo “The effects of cardiovascular exercise on human memory”, a atividade física aumenta o foco e a retenção de informações, porque melhora a memória. 

4. Tenha um ambiente fixo de estudos

Um ambiente fixo de estudos nos condiciona a entender que, toda vez que estamos nele, precisamos estudar. Isso é importante para o foco e, portanto, para a produtividade.

Por isso, escolha um lugar confortável e silencioso, que não te dê vontade de mudar posteriormente, para aproveitar todas as vantagens.
Bom, agora que você sabe como se dedicar melhor aos estudos, é hora de se preparar também para aplicá-los. Muitas pessoas têm problemas com o nervosismo antes de provas e trabalhos importantes, o que pode impactar negativamente sua performance, por isso saiba como controlar a ansiedade antes de uma prova!

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3