Estudos Explore

Como estudar para o Enem?

4 set 2023

“Como estudar para o Enem?” é a dúvida que começa a pipocar na cabeça de muitos estudantes conforme eles vão se aproximando do final do ensino médio. À primeira vista, a prova pode parecer assustadora, já que ela abrange uma ampla variedade de matérias aprendidas ao longo dos anos. No entanto, lendo o post de hoje, você entenderá como se preparar para a realização do exame e verá que o teste não é nenhum bicho de sete cabeças. E aí, pronto para encarar mais este desafio com confiança e otimismo?

Foto: Divulgação/Pexels

O que é o Enem?

Inicialmente, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, era um teste utilizado para avaliar, além do desempenho dos alunos que estavam concluindo seus estudos, a qualidade da educação brasileira. A partir de 2004, a prova também passou a ser usada como forma de ingresso na maioria das instituições de ensino superior.

Atualmente, a prova do Enem é composta de questões de quatro áreas do conhecimento, sendo elas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, é necessário escrever uma redação sobre um tema que só é revelado na data do teste! A pontuação do exame é calculada a partir do desempenho dos candidatos em todas essas áreas. Assim, torna-se possível avaliá-los com base em suas habilidades e competências.

Agora, sem mais demora, vamos às dicas que ajudarão você a se preparar para o Enem e arrasar na prova!

1) Um dos segredo para ter sucesso nos estudos é se planejar

Essa até parece mais uma daquelas frases clichês de filmes de Hollywood, mas a verdade é que um bom planejamento facilita a vida de qualquer estudante. Estudar para o Enem requer dedicação e organização e, por isso, é superimportante montar um cronograma de estudos eficiente e adotar métodos que irão contribuir para o seu aprendizado. Ah, e nada de deixar tudo para a última hora, ok? Lembre-se de que o processo de preparação é uma jornada contínua, o que significa que você deve manter uma regularidade na realização das suas atividades para estar com os conteúdos na ponta da língua no dia da prova.

Como aumentar a produtividade nos estudos

2) Estudar em locais arejados e confortáveis pode facilitar o aprendizado e aumentar a concentração

Sabia que o local em que você faz exercícios de matemática ou lê livros de literatura brasileira, por exemplo, pode exercer um impacto significativo no seu desempenho e na sua capacidade de absorver informações de maneira eficaz? Assim sendo, procure revisar os conteúdos que caem no Enem em ambientes tranquilos, organizados e bem iluminados para tentar aumentar sua concentração. Evite ao máximo a tentação de se jogar na cama enquanto estuda, pois isso, além de prejudicar sua postura, também pode comprometer seu rendimento. Utilize o móvel somente para descansar ou dormir, ok?

3) Fazer simulados é uma ótima maneira de se preparar para o grande dia

A verdade é que não é preciso esperar até estar completamente pronto para fazer o Enem. Mas como assim? É que, realizando os famosos simulados, você já pode começar a se familiarizar com o formato, os tipos de questões e a dinâmica da prova. Esse é um “treino” que costuma funcionar justamente porque dá ao candidato a chance de testar suas habilidades, identificar áreas que necessitam de mais atenção e desenvolver estratégias para reforçar seus pontos fortes e melhorar seus pontos fracos.

4) Priorizar o estudo das matérias que você não domina completamente pode ser uma estratégia eficaz

Mesmo que, por exemplo, você não goste de matemática, dedicar um tempo para compreender a matéria é essencial para adquirir habilidades e fortalecer sua base de conhecimentos. Priorizar o estudo dos conteúdos que não se domina completamente pode ser interessante, já que a estratégia permite ao candidato superar suas limitações e desenvolver confiança para enfrentar desafios como o Enem.

Às vezes, precisamos sair da nossa zona de conforto e explorar novas áreas de aprendizado para crescer e alcançar nossos objetivos. Faz parte e está tudo bem!

5) Um bom leitor geralmente também é um bom escritor

Para muitas pessoas que começam a estudar para o Enem, a redação dissertativa-argumentativa é vista como uma das partes mais desafiadoras do exame. No entanto, ao desenvolver o hábito da leitura, é possível aprimorar a compreensão textual, enriquecer o vocabulário e entender os diferentes estilos de escrita. A dica principal para construir um texto nota dez é simples: leia tudo o que puder (de bula de remédio a best-sellers!) e escreva com frequência.

Existem dicas que podem ajudar você a ser mais criativo na hora de escrever seus textos. Quer descobrir quais são elas? Então clique aqui para aprender como estimular seu pensamento crítico e transmitir suas ideias por meio das palavras.

E aí, gostou das nossas dicas? Agora é com você: coloque-as em prática para se preparar para o Enem e arrasar na prova. Não se esqueça de que, com dedicação, persistência e organização, todos os seus objetivos podem ser alcançados!

Utilize a nota da redação para ingressar em um dos cursos da Univates

Você fez o Enem e mandou superbem na prova. Parabéns! Agora o próximo passo é escolher o curso e a instituição que melhor atendam aos seus interesses. Lembre-se de que é possível ingressar em graduações presenciais e EAD da Univates utilizando a nota do Enem!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades