Estudos Explore

Como fazer um TCC?

10 ago 2023

Muitos estudantes chegam ao final da faculdade se perguntando como fazer um trabalho de conclusão de curso (TCC) sem esquentar a cabeça. Para realizar a atividade de pesquisa de maneira organizada e eficiente, é preciso seguir algumas recomendações importantes. Explicamos quais são elas no post de hoje, elaborado em formato de guia prático. Acompanhe.

Saiba como fazer um TCC nota dez.
Foto: Divulgação/Pexels

Guia prático de como fazer um TCC nota dez

O que é? O TCC é um trabalho que os estudantes fazem nos últimos semestres da faculdade. Na maioria das universidades, sua elaboração é obrigatória para a conclusão do curso e a conquista do tão almejado diploma. Assim, é fundamental que você realize a atividade com o máximo de empenho possível para encerrar a graduação com chave de ouro.

Qual é seu objetivo principal? Por meio da realização do TCC, o acadêmico precisa demonstrar que consegue aplicar os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação em um projeto de maior complexidade. Além disso, a atividade também permite ao estudante aprimorar o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e a comunicação.

Quais assuntos pode abordar? Depende! O assunto de um TCC bem como seu formato (artigo científico, projeto experimental, etc.) varia conforme o curso e os interesses do estudante.

Por exemplo: um estudante de Arquitetura e Urbanismo tende a desenvolver um trabalho prático, com foco em projetos de edificações, planejamento urbano ou intervenções arquitetônicas e urbanas. Já um acadêmico de Biologia talvez realize uma pesquisa científica estruturada a partir de análise de dados sobre temas como ecologia, microbiologia, genética ou botânica.

Quem pode ajudar? O orientador é o professor que ajuda a elaborar o TCC. Ele é responsável por fornecer orientação acadêmica, suporte e feedback ao estudante ao longo de toda a construção do trabalho. Além disso, também o acompanha na apresentação dos resultados finais do projeto à banca avaliadora.

Checklist do TCC nota dez:

• Escolha um tema que seja relevante para a sua área de estudo;
  • Selecione um orientador que tenha afinidade com o tema que você deseja explorar e que, além disso, também possa acompanhar o andamento do seu TCC de forma frequente;
  • Inicie o trabalho com antecedência para ter tempo de realizar todas as suas etapas;
  • Utilize fontes confiáveis e atualizadas para embasar suas argumentações;
  • Utilize corretamente as citações e referências seguindo as normas técnicas da sua universidade;
  • Para ficar seguro diante da banca avaliadora, uma boa ideia é ensaiar a apresentação oral do seu TCC em casa. Chame seus amigos e/ou familiares e explique para eles o seu trabalho, procurando destacar e detalhar os pontos mais importantes dele.

RECOMENDAÇÕES EXTRAS:

• Se você optar por realizar uma pesquisa científica em seu TCC, provavelmente vai precisar elaborar um projeto de pesquisa antes. Assim, recomendamos que leia nossas dicas para realizar a tarefa com excelência.
  • Já mencionamos que, ao fazer o TCC, é importante se organizar para não deixar tudo para última hora, afinal de contas, você precisa respeitar os prazos definidos pelo seu orientador. Clique aqui para descobrir como ter foco nos estudos e planejar suas atividades acadêmicas.
  • Falamos também sobre como é fundamental utilizar fontes confiáveis no momento de fazer o TCC, visto que elas contribuem para a validade e a credibilidade do seu trabalho. Dando uma espiada no acervo de obras físicas e digitais da Biblioteca da Univates, garantimos que você vai encontrar materiais de alta qualidade.
  • Já adiantamos que talvez muitos dos materiais que você terá de consultar para fazer seu TCC não estarão disponíveis em português. Assim, aprender um idioma como o inglês pode ser útil na hora de buscar conhecimento científico em artigos, livros e outras publicações internacionais.
  • Ao fazer o TCC, é fundamental respeitar os direitos autorais das obras citadas, evitando qualquer tipo de plágio. Além disso, se precisar de uma mãozinha para aperfeiçoar sua escrita, você pode conferir 4 dicas para redigir bons textos clicando aqui.

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que, com elas, você consiga fazer um TCC nota dez e demonstrar tudo o que aprendeu durante a faculdade!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades