Estudos Explore

Como fazer uma redação para vestibular e ingressar na universidade dos sonhos

11 jan 2023

A redação para vestibular é uma das etapas mais desafiadoras da prova e pode ser decisiva para garantir a uma vaga na universidade dos sonhos. A Univates reuniu algumas dicas de estudo para que você possa arrasar na escrita e saber como se preparar. Continue a leitura e confira!

Como escrever uma boa redação para vestibular?

Escrever uma boa redação para vestibular depende de muita prática, então não esqueça de adicionar momentos voltados à produção textual no seu cronograma de estudos.

Separamos aqui dois tipos de critérios que devem ser considerados para entender o que estudar e melhorar o desempenho nessa etapa da prova:

Critérios específicos

Os critérios específicos dizem respeito às exigências de cada prova para a redação. Apesar do texto dissertativo-argumentativo ser o mais comum, alguns vestibulares também podem exigir a elaboração de textos de outros gêneros, como crônicas, cartas e resenhas.

Verifique o edital do vestibular para conhecer os critérios de avaliação e procure por provas dos anos anteriores para entender como os temas são apresentados.

Critérios gerais

Ainda que cada vestibular possa variar no tipo de redação exigida e no conteúdo esperado para os textos, como a proposta de intervenção do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que não é uma prática comum a muitas outras provas, também existem características gerais de uma boa escrita que são levadas em conta independentemente do gênero textual.

Algumas dessas características são:

1. adequação à norma culta da língua: a compreensão e aplicação de regras gramaticais são fundamentais para elaborar um bom texto, facilitando a leitura e a compreensão das ideias;
  2. coesão e coerência: esses dois elementos estão bastante relacionados e são necessários para que o texto faça sentido. A coesão diz respeito à ligação entre palavras, frases e parágrafos por meio de recursos linguísticos, enquanto a coerência estabelece a lógica entre as ideias apresentadas;
  3. relação com o tema proposto: textos que fogem completamente do tema costumam ser zerados nos vestibulares, enquanto aqueles que apenas tangenciam a proposta sofrem penalizações. Para garantir uma boa nota, tenha certeza de que está escrevendo respeitando a proposta.

Seja em uma dissertação ou uma narrativa, esses elementos são muito considerados por parte da banca de correção. A melhor forma de conseguir aplicá-los ao texto é praticando e treinando a escrita. Conheça nossas dicas de estudo e garanta sua vaga na universidade com uma ótima redação!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades