Saiba como Preparar seu Ambiente para Estudar em Casa e Melhorar seu Desempenho

26 out 2022

Estudar em casa faz parte da vida dos estudantes desde os primeiros anos de ensino. Afinal, todo mundo já teve aquele momento de fazer o dever de casa e se preparar para as provas da escola. No entanto, essa prática vem tomando novas dimensões com o crescimento de graduações e outros cursos de nível superior na modalidade a distância.

Se você quer saber como melhorar seu desempenho estudando sem sair do conforto do seu lar, continue a leitura e confira algumas dicas importantes para ter um ambiente propício para se concentrar!

Como criar um ambiente para estudar em casa?

Muitos fatores externos podem afetar o desempenho na hora do estudo, mas, felizmente, alguns deles estão sob nosso controle. Isso significa que é possível preparar um ambiente perfeito para estudar em casa com algumas mudanças simples. Confira:

1. Tenha um espaço bem iluminado

Uma boa iluminação evita fadiga e sono, especialmente ao estudar matérias que requerem muita leitura. Assim, você não vai se cansar antes do previsto e poderá seguir seu cronograma de estudos com menos problemas.

2. Afaste-se de distrações

As distrações, certamente, são grandes inimigas do foco. Celulares, redes sociais, televisão e relacionados devem ser deixados de lado no momento do estudo.

Alguns apps têm funções de “trancar” outros aplicativos enquanto você estuda, o que pode ser útil para ajudar a resistir à tentação de olhar uma mensagem ou ler algum post, como o Forest. Dessa forma, a imersão no estudo é mais aprofundada e contínua.

3. Separe um ambiente exclusivo

Ter um espaço dedicado unicamente ao estudo é o ideal, principalmente porque outras pessoas podem ser distrações. Portanto, evite estudar na mesa de jantar, na cozinha ou na sala, por exemplo.

Também é interessante não estudar em lugares em que você faça outras coisas, como a sua própria cama. Além de não ser um espaço apropriado para passar horas de estudo, não é exclusivo. Quando você tem um local dedicado unicamente para estudar, você se condiciona a focar e pensar nisso toda vez que está nele.

4. Priorize o conforto

O ambiente de estudo deve ser confortável para a mente e para o corpo. Como a ideia é passar algumas horas ali com regularidade, ter uma mesa e uma cadeira adequadas é essencial para evitar dores no corpo e estresse.
Se você gostou das dicas e prefere estudar em casa, que tal conhecer a graduação EAD da Univates? São diversos cursos que você pode fazer no conforto do seu lar e usufruir do ensino de qualidade da melhor graduação privada do Brasil! Confira.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades