Estudos Explore

Como Ter Disciplina No EAD?

15 jun 2022

Por causa da pandemia, muita gente, querendo ou não, foi parar no EAD. Essa modalidade de ensino não foi a favorita de uns, mas virou a melhor coisa do mundo para outros — uma verdadeira divisora de águas! Ainda assim, a maior dúvida entre a maioria dos alunos era a mesma: como ter disciplina no ensino a distância e aproveitar o conteúdo ao máximo?

Apesar das coisas terem mudado atualmente, com muitas pessoas retornando ao ensino presencial, ainda tem uma parcela de estudantes que realmente gostou do EAD e optou por continuar nesse formato.

Por isso, a gente aqui da Univates preparou dicas importantíssimas para arrasar no curso online. Confira!

Como ter disciplina no EAD e manter a organização?

Depois de aprender como ter disciplina com essas dicas, você com certeza vai levar o curso com muito mais tranquilidade. Confira!

1. Faça um cronograma possível

No início do trimestre, a coisa mais comum é fazer um cronograma de estudos que coloque todas as suas horas possíveis focadas na faculdade para garantir aquele 10 no final do curso. Só que aí, depois de algumas semanas, você já não aguenta mais essa rotina.

Pois é! É importante focar nos estudos, claro, mas não separar nenhum tempo para lazer e descanso é pedir para enlouquecer. Então sempre pense bem no que é possível para você. Por exemplo, se você só consegue estudar por até duas horas seguidas, monte seu cronograma pensando nisso.

Assim, você consegue ter pausas boas e realmente aproveitar seus momentos de foco. Afinal, do que adianta estudar por dez horas seguidas e não absorver nenhum conteúdo?

2. Tenha uma agenda e defina lembretes

Em cursos online, especialmente aqueles que não têm aulas síncronas, é muito fácil se perder em datas e prazos.

Por isso, sempre anote — seja em uma agenda física ou em alguma plataforma virtual para estudos, como Trello ou Notion — dias de entrega de trabalho e provas, além de colocar lembretes com antecedência!

3. Tenha um espaço reservado para o estudo

Sabe quando deitamos na cama e já bate aquela vontade de cochilar? Isso acontece porque nosso cérebro já associa a cama com o sono. O mesmo acontece com o nosso espaço de estudo.

Se você estuda sempre no mesmo lugar, fica mais fácil focar e fazer as coisas assim que você senta lá! Exatamente por conta dessa associação automática. Por isso, é interessante evitar misturar os lugares de foco com os lugares de lazer.

Gostou dessas dicas de como ter disciplina nos estudos e sente que o EAD realmente é para você? Temos uma ajudinha extra para oferecer. Confira o nosso e-book sobre qual curso EAD combina com você e aproveite os estudos de verdade!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades